Sabesp avança em Segurança por meio de Serviços Gerenciados

Solução aplicada submete sistemas próprios e de terceiros à análise de código-fonte para detecção de vulnerabilidades; equipes ganharam produtividade depois que aplicações passaram pelas correções orientadas

Compartilhar:

 

Composta por uma grande variedade de sistemas para atender diversos processos internos e externos, a Sabesp atende hoje a 367 municípios do Estado de São Paulo, beneficia mais de 27,7 milhões de pessoas com abastecimento de água e mais de 21,4 milhões de usuários com coleta de esgotos. Para proteger o sistema de vulnerabilidades e falhas de segurança em aplicações de Software, a companhia anuncia a contratação dos serviços gerenciados da NalbaTech. O projeto é apoiado na utilização da plataforma bugScout.

 

“Com os serviços gerenciados para a segurança das aplicações, elevamos a eficiência do nosso trabalho, nos permitindo atender ao Plano Diretor da Segurança da Informação da companhia”, afirma Daniel Bocalão, gerente de Departamento de Conectividade e Segurança da Informação – (CIC) da Sabesp. O executivo é responsável pela segurança da rede corporativa, dos sistemas e serviços e de informações vitais aos processos de negócios da empresa.

 

No desenvolvimento interno de sistemas, a NalbaTech acompanha e suporta a utilização da solução bugScout, que faz a detecção de riscos de segurança durante o ciclo de vida das aplicações de software. Quando de terceiros, a empresa executa a análise de código-fonte para detectar possíveis falhas e posterior correção pelo fabricante.  “O trabalho é feito por amostragem, para reduzir tempo e investimento, e posteriormente em toda a aplicação. Os fornecedores são informados sobre os testes antes mesmo da contratação e depois orientados a realizar as correções necessárias. A análise de todo o código-fonte da aplicação segue o padrão de utilização destes sistemas dentro da companhia”, explica Bocalão.

 

No campo, a Internet das Coisas já é aplicada em dispositivos e sistemas que coletam em tempo real os dados sobre serviços de água e esgoto entregues à população, e que envolve a identificação de consumo, alterações ou desvios no padrão de consumo, potencial de vazamento, entre outras inúmeras variantes, produzindo uma grande quantidade de dados que necessitam ser protegidos. Também entram nesta conta os sistemas de gestão administrativa, billing, CRM, controle de ativos, suprimentos, RH e outros, os quais passam pelos testes de vulnerabilidade exigidos pela companhia.

 

As vulnerabilidades mais encontradas

Mais de mil aplicações já foram analisadas, sendo que as falhas mais comuns nas aplicações de terceiros estão relacionadas à exposição de informações sensíveis, criptografia fraca, violação de limites de confiança, erros básicos no código-fonte, entre outras. “Raramente há no mercado alguma aplicação sem que se encontre uma falha”, destaca Bocalão.

 

Aumento da produtividade dos usuários

As vulnerabilidades de segurança não são as únicas identificadas. Com erros nos códigos-fontes, muitos sistemas se tornam lentos, impactando consideravelmente na produtividade das redes e equipes. “Percebemos um aumento muito grande na produtividade depois que as aplicações passaram pelas correções orientadas pelo bugScout”, afirma Bocalão.  “Com a maturidade no uso da solução, também melhoramos os nossos processos internos e procedimentos”.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...
Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...