Reino Unido culpa Rússia por ataque cibernético

Governo britânico acusa publicamente Moscou de ter disseminado vírus que prejudicou empresas em diversas partes da Europa; porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o país “nega categoricamente as alegações”

Compartilhar:

O Reino Unido culpou a Rússia nesta quinta-feira por um ataque cibernético realizado no ano passado, acusando publicamente Moscou de ter disseminado um vírus que prejudicou empresas em diversas partes da Europa.

 

A Rússia negou a acusação, dizendo ser parte de uma campanha “russofóbica” que está sendo levada a cabo por alguns países ocidentais.

 

O assim chamado ataque NotPetya, ocorrido em junho, começou na Ucrânia, onde afetou computadores do governo e de empresas antes de se espalhar por todo mundo, interrompendo operações em aeroportos, fábricas e empresas.

 

O Ministério das Relações Exteriores britânico disse que o ataque foi provocado pelos militares russos.

 

“A decisão de atribuir este incidente publicamente sublinha o fato de que o Reino Unido e seus aliados não tolerarão atividades cibernéticas mal-intencionadas”, disse a chancelaria em um comunicado.

 

“O ataque foi mascarado como um empreendimento criminoso, mas seu objetivo foi principalmente causar interrupções. Os alvos prioritários foram os setores ucranianos financeiro, energético e governamental. Seu projeto indiscriminado fez com que se espalhasse, afetando outros negócios europeus e russos”.

 

Moscou já negou estar por trás do ataque NotPetya, e nesta quinta-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia “nega categoricamente as alegações”.

 

“Nós as consideramos… infundadas. Isto não é nada mais que a continuação de uma campanha russofóbica que não tem provas”, disse Peskov em uma teleconferência com repórteres.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Girona F.C. forma nova parceria de Cibersegurança em seus sistemas

O clube espanhol de futebol, Girona FC, adota a arquitetura de cibersegurança para proteger seus ambientes digitais
Security Report | Overview

Tentativas de fraudes online atingem quase 60% dos brasileiros, revela pesquisa

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros caem em golpes; Compras online e Pix concentram a maior quantidade de...
Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente