Proteger o circuito de transformação digital exige mobilização completa dos usuários

Compartilhar:

Inclusão de diversas novas tecnologias está abrindo caminho para expor empresas a riscos mais sérios de Cibersegurança. De acordo com Diretora de SI da Microsoft LATAM e Caribe, Vanessa Pádua, os CISOs precisam se apropriar de mais espaço e apoio da companhia, buscando garantir que essas inovações se mantenham seguras

A alta rotatividade de inovações dentro do mundo corporativo tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos Líderes de Segurança. O desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias tem seguido uma velocidade muito além do acompanhamento de Cyber em garantir a proteção desses novos recursos e dos grupos de usuários envolvidos.

O assunto foi abordado no detalhe durante tabletop organizado pela Microsoft nessa semana. Ali se falou de temas relativos às dinâmicas dos CISOs com as áreas de DevOps e negócio. Entre os dados da edição mais recente do relatório Cyber Signal da companhia, mostrados no webinar, 62% dos times de Segurança não dedicam recursos suficientes para os trabalhos estratégicos em SI.

Essa quantidade insuficiente de fundos para toda a demanda dos C-Levels gera um grande nível de ineficiência e mais desafios a serem manejados. De acordo com a Diretora de Cibersegurança da Microsoft LATAM e Caribe, Vanessa Pádua, a questão a ser respondida é saber como gerar cada vez mais protagonismo à figura do Líder de Segurança de forma a garantir melhores condições de atuação.

“Pensem na jornada de transformação em tecnologia como um circuito de corrida, em que cada curva é um novo desafio. Para chegar ao fim do trajeto, a empresa lida cotidianamente com implementação de novas tecnologias. E nesse circuito tão concorrido, deve-se levar em consideração como trabalhar a Segurança desde a partida”, exemplificou a executiva, durante a apresentação.

A jornada de transformações atrai rapidamente os trabalhos de agentes hostis interessados em lucrar às custas dessas mudanças. Esse risco exige que a Cyber Security comece a participar dos estágios iniciais de desenvolvimento, pois qualquer remediação após o início do processo será feita com o projeto em movimento.

Segundo Vanessa, os Profissionais de Segurança da Informação precisam ocupar posições de destaque nas organizações e garantir a criação de uma cultura ampla e sólida de conscientização. Todavia, ela reconhece que os trabalhos de engajamento do board e dos colaboradores não são simples.



“Nesse sentido, organizações como o Fórum Econômico Mundial estão buscando dar mais relevo ao papel dos CISOs, divulgando documentos de apoio de tradução dos termos técnicos a indicadores de negócio. isso ajuda a tangibilizar as questões de Cyber Security como uma estratégia de negócios”, orienta ela.

Pensando no desenvolvimento seguro, a Diretora de Cibersegurança levantou 7 grandes áreas de atuação para as equipes dos CISOs: Centro de Operações de Defesa Cibernética; detecção e resposta; unidades de monitoramento ao Cibercrime; Segurança e avaliação de risco aos dados; pesquisas de Threat Intelligence; Centro de respostas à clientes; e trabalhos de conscientização e educação.

“Do ponto de vista da Segurança, todos os indivíduos da empresa são defenders. Precisamos contribuir para proteger a companhia e a nós mesmos, tanto na vida profissional quanto pessoal. Essa deve ser uma responsabilidade que vá além dos CISOs e Líderes Cyber, alcançando toda corporação”, encerra Vanessa.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...