A Klabin, organização industrial de celulose, investiu em uma nova estratégia de Cibersegurança, focada na proteção dos usuários por meio do monitoramento dos serviços de mensageria, aliada à conscientização dos usuários. O case foi apresentado no Security Leaders Nacional, com a participação da Netconn e da Proofpoint.
A proposta era responder a um dos mais importantes desafios enfrentados pela instituição: Apesar de os contatos por e-mail e outros recursos de comunicação serem a porta de entrada mais eficiente para os cibercriminosos, a estrutura presente de monitoramento na Klabin não era eficiente o bastante para sustentar o controle adequado desses sistemas, principalmente relacionados a meios inéditos de ataque.
“O Cibercrime vem evoluindo frequentemente, com a aplicação de mais tecnologias, como IA, impersonificação, entre outros. Portanto, para o nosso colaborador, era cada vez mais difícil classificar um phishing ou não. Fomos buscar no mercado ferramentas para elevar esse nível de maturidade, que engajasse junto processos de treinamento e conscientização”, explicou Cleber Ferreira, CISO da Klabin.
Essa necessidade foi atendida a partir da parceria com Netconn e Proofpoint, ao estabelecerem métodos inovadores de controle de mensagens suspeitas, unidas à garantia de integridade dos e-mails enviados pela própria Klabin e a formação de um processo eficiente de conscientização dos usuários sobre riscos gerados por ataques via e-mail e como agir para se defender deles.
O estudo de caso, que também contou com a presença de Nelio Penido, Diretor de Novos Negócios da Netconn, e Tiago Figueiredo, Senior Sales Engineer na Proofpoint, está disponível na íntegra no canal da TVSecurity no YouTube ou pelo link abaixo: