Fleury não confirma pagamento de resgate e segue restabelecendo sistemas

Em comunicado, Grupo informa que está atendendo pacientes por meio de ações de contingência e não menciona participação de REvil nem suposto pagamento de US$ 5 milhões aos criminosos

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O Grupo Fleury segue trabalhando para restabelecer os sistemas após ataque cibernético, sofrido nesta semana. Em comunicado enviado à Security Report, o Grupo informa que segue atendendo os pacientes por meio de ações de contingência e conta com atuação de empresas referências em tecnologia e Segurança da Informação.

 

O site internacional Bleeping Computer informou que o ataque que parou os sistemas da empresa foi do tipo ransomware, ação comandada pelo grupo REvil, o mesmo que atacou recentemente a Colonial Pipeline e a JBS, que inclusive pagou US$ 11 milhões aos cibercriminosos a fim de mitigar qualquer problema relacionado ao incidente e garantir que nenhum dado fosse exposto.

 

O portal informou ainda que o REvil teria exigido um pagamento de resgate de US$ 5 milhões para descriptografar os sistemas afetados. Procurada pela Security Report, a assessoria do Grupo Fleury não confirmou ataque ransomware nem pagamento de resgaste.

 

A Security Report disponibiliza na íntegra o comunicado enviado pela assessoria:

 

Como parte das atualizações sobre a indisponibilidade dos nossos sistemas provocados pela tentativa de ataque cibernético, informamos que começamos a restabelecer esses sistemas em hospitais, um esforço que foi priorizado pela nossa organização desde o início deste incidente em face da criticidade na assistência a pacientes internados.

 

Paralelamente, seguimos atendendo nossos pacientes em todas as nossas unidades de atendimento por meio de ações de contingência. Reiteramos que nossa base de dados está íntegra. Seguimos contando com a atuação de empresas de referência em tecnologia, segurança da informação, bem como de quality assurance, ou seja, auditoria dedicada a certificar a qualidade do processo de restabelecimento das nossas operações de atendimento.”

 

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