A Cisco anunciou hoje duas novas soluções de sensor gerenciados na nuvem que ajudarão as empresas a simplificar o monitoramento de ativos e espaços de suas organizações, desde cabines internas de TI até espaços externos de Tecnologia Operacional (TO) em larga escala.
Hoje, algumas empresas estão operando em prédios comerciais com capacidade limitada e estão apoiando uma mobilidade cada vez maior da força de trabalho. Para os operadores empresariais, é crucial obter dados de seus escritórios e ativos que sejam acionáveis, de forma a gerenciar melhor o desempenho e a manutenção de seus equipamentos em rede. O monitoramento remoto feito com sensores de IoT oferece uma série de benefícios, ajudando a melhorar eficiências que incluem segurança de funcionários, por prevenir visitas e checagens de equipamentos presenciais, redução das quedas e paralisações da rede e corte de custos com falhas prematuras em equipamentos.
A Cisco está apresentando duas soluções inovadoras de sensor de IoT, criadas para simplificar a instalação e oferecer mais segurança e escala:
• Os sensores Meraki MT monitoram os ambientes internos e a infraestrutura de TI. Três modelos de dispositivos gerenciados na nuvem – MT10, MT12 e MT20 – fornecem dados em tempo real sobre temperatura de ambientes internos, umidade, vazamentos de água e acesso à propriedade e a salas.
• Os sensores Industrial Asset Vision monitoram ativos e instalações de TO em ambientes externos e espaços industriais internos. Agregados em um novo dashboard de gerenciamento baseado na nuvem que propicia visibilidade acionável da rede a partir dos sensores, os sensores de classe IP65 e IP67 são pré-integrados com o Cisco LoRaWAN IoT Gateway e fornecem dados de temperatura, umidade, monitoramento de vibração e níveis de iluminação de equipamentos e espaços.
“A visibilidade e a operação remotas têm se tornado cada vez mais importantes, não só para ganhos de eficiência como também para o gerenciamento efetivo do ambiente industrial pós-Covid”, afirma Kevin Prouty, vice-presidente do IDC Energy and Manufacturing Insights. “Soluções de monitoramento remoto que sejam rápidas e simples de implantar, desde a TI até a TO, oferecem claros benefícios comerciais. As novas soluções Industrial Asset Vision e Cisco Meraki MT da Cisco têm o potencial de simplificar as implantações e contribuir para a unificação dos dados necessários a tomadas de decisão em prol da resiliência. As indústrias precisam que seus dados sejam gerenciados em silos e protegidos desde o endpoint até os dados.”
Clientes de uma variedade de setores, incluindo serviços públicos, óleo e gás, educação, saúde, manufatura e varejo, já implementaram essas soluções para melhorar suas operações de rotina e mitigar interrupções nos negócios e paralisações custosas.
“Expandir a simplicidade do Cisco Meraki para nosso gerenciamento de ativos e nossa segurança física melhorou instantaneamente nossa capacidade de manter nossos sistemas funcionando e de dar suporte às operações escolares”, conta CR Hiestand, administrador de Rede & Sistemas da Reading School District, nos Estados Unidos. “Antes de implantar o Meraki MT, não conseguíamos acompanhar as tendências dos dados que nos permitiriam tomar medidas preventivas quando houvesse uma ocorrência, como uma falha de ar-condicionado. Agora, somos alertados assim que a temperatura ultrapassa um limite específico e podemos tratar imediatamente o problema do equipamento de climatização para garantir que não haja interrupção da rede para nenhum dos 20 mil estudantes e funcionários.”
“Conectar sensores à rede e obter acesso a múltiplos dashboards e seus dados correlacionados tem se tornado um requisito em escala cada vez mais desafiador nos ambientes de TO atuais”, diz Vikas Butaney, gerente geral de IoT da Cisco.