BB Previdência suspende recurso em portal após falha de segurança

Assim que a empresa tomou conhecimento do incidente, estabeleceu medidas para corrigir problemas e suspendeu o serviço a fim de garantir o sigilo dos dados dos clientes

Compartilhar:

A BB Previdência reconheceu a falha sistêmica em seu portal que vazou dados de 106 clientes. Assim que a empresa tomou conhecimento do incidente, estabeleceu medidas para corrigir problemas e suspendeu o serviço a fim de garantir o sigilo dos dados.

 

A companhia é uma subsidiária do Banco do Brasil e possui independência administrativa com site, sistemas e equipes de tecnologias próprios, independentes do Banco do Brasil e do Conglomerado Brasilprev.

 

Em nota oficial enviada à Security Report, a BB Previdência explica que criou essa página que expôs os dados no dia 24 de abril de 2020 para evitar que 220 ex-funcionários de uma empresa, que teve suas atividades encerradas, precisassem se deslocar a uma agência para definir transações de pagamento.

 

Comunicado na íntegra 

 

A BB Previdência informa que suspendeu ontem, 6/05, a opção “Retirada de Patrocínio” tão logo teve conhecimento de falha na funcionalidade e que irá adotar medidas tempestivas para corrigir os problemas identificados e garantir o perfeito sigilo dos dados de seus clientes.

 

A página foi criada no último dia 20/4 como parte do esforço para evitar que 220 ex-funcionários de uma empresa que teve suas atividades recentemente encerradas precisassem se deslocar pessoalmente a uma agência para definir pela melhor maneira de utilizar o saldo acumulado em seus planos de previdência e entregar os documentos requeridos.

 

Desde o lançamento, a transação exibiu dados de 106 clientes, incluídos nesse total os clientes que acessaram seus próprios dados, o que acreditamos ser a grande maioria.

 

A BB Previdência acrescenta que em nenhum momento foi possível realizar transferência de recursos para contas com CPF diferente do titular do plano de previdência.

 

A página não realiza nenhum tipo de processamento online. Os dados e documentos recebidos são posteriormente analisados por equipe de back office.

 

A BB Previdência é uma subsidiária do Banco do Brasil que possui independência administrativa e mantém site, sistemas e equipes de tecnologias próprios e independentes do Banco do Brasil.

 

A BB Previdência não tem nenhuma relação com outra empresa do Conglomerado Banco do Brasil, a Brasilprev.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...