Durante evento anual da empresa, que acontece esta semana em Miami Beach, líderes da América Latina e do Brasil reforçam estratégia de avançar além das soluções de backup em sua base, representada por 4,4 mil clientes em Brasil e 16 mil na AL
“Não queremos nos converter em uma empresa de Cyber Security, mas sim estar cada vez mais próximos dos CISOs”. A frase, dita pelo VP América Latina e Caribe da Veeam, Maurício Gonzalez, durante o evento anual da companhia que acontece esta semana em Miami Beach, Flórida, expressa o desafio para ser reconhecida como uma empresa que vai além do backup.
Segundo Maurício Gonzalez, a companhia está muito próxima dos líderes de infraestrutura e também dos CIOs, mas, sem dúvida, a plataforma atual da empresa, focada em proteção e recuperação de dados, representa um caminho que todos os líderes de Segurança da Informação e Cibersegurança precisam trilhar. Para ele, o cenário de riscos cibernéticos exige que as decisões englobem todos os envolvidos com tecnologia, SI e negócios.
Conquista de mercado
Quando a Veeam decidiu inaugurar seu escritório no Brasil, em 2019, a expectativa era de que o país representasse, em pouco tempo, 50% dos negócios na América Latina. Para qualquer fabricante, o Brasil é estratégico, reconhece Maurício Gonzalez, mas a companhia não conseguiu ainda atingir o patamar desejado. Hoje, o Brasil representa 35% dos negócios da região.
Segundo Maurício, o resultado, aquém do planejado, foi impactado pela Pandemia da Covid, que implicou em uma desaceleração no processo de contratação de profissionais. “Quando abrimos o escritório tínhamos seis pessoas, hoje somos 47. O primeiro passo foi investir em equipe e rede de parceiros. Agora temos profissionais em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, além de São Paulo”.
A expectativa da Veeam é que nos próximos dois anos consiga atingir a meta inicial e contar com 50% da receita AL vinda do Brasil. A escassez de mão de obra especializada na área de Cyber Security e TI em geral é um fato, reconhece o líder da Veeam. “Estamos nos esforçando para manter uma equipe de suporte eficiente, hoje temos pessoas dedicadas a isso em nosso time”.
Além do SMB
Nos últimos três anos, a operação da Veeam no Brasil passou por diversas mudanças e adaptações, principalmente na direção da companhia. José Leal, atual Country Manager Brasil, admite que foram muitas as transformações, mas ressalta que os investimentos da corporação na região têm sido constantes. Hoje, são 4,4 mil clientes no país e 16 mil em toda a região América Latina.
Durante o VeeamON, a comitiva América Latina é a mais representativa, com a presença de 205 clientes, sendo 83 somente do Brasil. O principal desafio da Veeam no país é avançar na sua própria base de clientes. Muitas empresas já são usuárias da solução de backup, mas a intenção é que esses clientes ampliem suas arquiteturas, adquirindo uma suíte de componentes que integre a solução completa de proteção e recuperação de dados.
A visão de que a Veeam é uma empresa focada no SMB mudou muito, segundo Leal. “Temos vários clientes no enterprise e pretendemos estar cada vez mais presentes nesse segmento”, reforçou ele. A companhia continua atuando 100% via parceiros, mas está reforçando o atendimento de 80 contas nomeadas em clientes de grande porte. “Nossa posição de liderança em institutos de pesquisa como Gartner e IDC nos credencia em todos os segmentos de mercado”, conclui ele.
*Graça Sermoud viajou para Miami Beach a convite da Veeam