Unimed Belém comunica tentativa de ataque cibernético em sistemas

Em nota, a cooperativa ressaltou que após identificar incidente, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da ameaça maliciosa, além disso, afirmou não possuir total conhecimento sobre a extensão do ocorrido

Compartilhar:

A Unimed Belém informou na tarde de hoje (13) que sofreu tentativas de ataques cibernético em seus sistemas operacionais na última terça-feira (11). Em comunicado, a companhia explicou que após a identificação do incidente, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da iniciativa maliciosa.

 

“A cooperativa informa que ainda não possui total conhecimento sobre a extensão do ocorrido, contudo esclarece que, além da devida assessoria jurídica e técnica para conter o problema, foram adotadas medidas para manter seguros os servidores e backups”, diz nota publicada.

 

A companhia afirma ainda que, no momento, estão sendo executados planos de contenção com a implementação de ferramentas para evitar que a instabilidade do sistema continue a impactar a operação da Unimed em Belém.

 

Em setembro deste ano, a Golden Cross, empresa do setor de saúde suplementar no Brasil também foi vítima dos cibercriminsos e teve parte de seus sistemas comprometidos. Segundo a companhia, esses serviços, como medida preventiva, foram interrompidos ou ficaram em funcionamento em regime de contingência.

 

Posteriormente, o caso ganhou um novo capitulo, uma mensagem presente no site da Golden Cross chamou a atenção dos usuários e que aparenta ser do cibercriminoso responsável pelo incidente. O comunicado começa: “Fomos nós que vazamos todos os dados da Golden Cross para nossos servidores. Sim, é verdade, o vazamento de dados não autorizado foi realizado”, diz a mensagem.

 

A companhia confirmou a invasão cibernética em seu portal e explicou que foram identificados alterações indevidas nos domínios de direcionamento do site, mas que foram bloqueadas junto ao órgão responsável.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra da Unimed Belém:

 

“A Unimed Belém informa que sofreu tentativas de ataques cibernético em seus sistemas operacionais na última terça-feira (11/10/2022).


Comprometida com a segurança das informações dos clientes em razão da prestação dos seus serviços e após a realização de monitoramento, detectou que seus sistemas foram afetados por estas tentativas de ataques.


A partir desta identificação, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da iniciativa maliciosa. A cooperativa informa que ainda não possui total conhecimento sobre a extensão do ocorrido, contudo esclarece que, além da devida assessoria jurídica e técnica para conter o problema, foram adotadas medidas para manter seguros os servidores e backups.


Neste momento, estão sendo executados planos de contenção com a implementação de ferramentas para evitar que a instabilidade do sistema continue a impactar a operação da Unimed Belém.


Agradecemos a sua compreensão!

Em breve, encaminharemos novas informações.”

Destaques

Colunas & Blogs

Avatar photo
Rui Borges

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Einstein divulga comunicado sobre incidente de segurança após liberação da ANPD

Ataque cibernético ocorreu em agosto, mas hospital só tornou o caso público nesta semana, após a conclusão dos trâmites regulatórios...
Security Report | Destaques

Febraban alerta sobre uso indevido de seu nome em golpes do falso e-mail e empréstimo

Entidade reforça que não contata pessoas físicas ou jurídicas nem cobra taxas para liberação de crédito ou procedimentos de Segurança
Security Report | Destaques

Minutodash reúne dados públicos para democratizar inteligência de Cyber

Plataforma colaborativa consolida informações de ameaças, vulnerabilidades e indicadores em um único painel, fortalecendo a maturidade e a resposta a...
Security Report | Destaques

IA confiável começa com bons dados

Qualidade de dados, governança e ambientes seguros de teste tornam-se o divisor de águas entre o valor real e a...