Unimed Belém comunica tentativa de ataque cibernético em sistemas

Em nota, a cooperativa ressaltou que após identificar incidente, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da ameaça maliciosa, além disso, afirmou não possuir total conhecimento sobre a extensão do ocorrido

Compartilhar:

A Unimed Belém informou na tarde de hoje (13) que sofreu tentativas de ataques cibernético em seus sistemas operacionais na última terça-feira (11). Em comunicado, a companhia explicou que após a identificação do incidente, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da iniciativa maliciosa.

 

“A cooperativa informa que ainda não possui total conhecimento sobre a extensão do ocorrido, contudo esclarece que, além da devida assessoria jurídica e técnica para conter o problema, foram adotadas medidas para manter seguros os servidores e backups”, diz nota publicada.

 

A companhia afirma ainda que, no momento, estão sendo executados planos de contenção com a implementação de ferramentas para evitar que a instabilidade do sistema continue a impactar a operação da Unimed em Belém.

 

Em setembro deste ano, a Golden Cross, empresa do setor de saúde suplementar no Brasil também foi vítima dos cibercriminsos e teve parte de seus sistemas comprometidos. Segundo a companhia, esses serviços, como medida preventiva, foram interrompidos ou ficaram em funcionamento em regime de contingência.

 

Posteriormente, o caso ganhou um novo capitulo, uma mensagem presente no site da Golden Cross chamou a atenção dos usuários e que aparenta ser do cibercriminoso responsável pelo incidente. O comunicado começa: “Fomos nós que vazamos todos os dados da Golden Cross para nossos servidores. Sim, é verdade, o vazamento de dados não autorizado foi realizado”, diz a mensagem.

 

A companhia confirmou a invasão cibernética em seu portal e explicou que foram identificados alterações indevidas nos domínios de direcionamento do site, mas que foram bloqueadas junto ao órgão responsável.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra da Unimed Belém:

 

“A Unimed Belém informa que sofreu tentativas de ataques cibernético em seus sistemas operacionais na última terça-feira (11/10/2022).


Comprometida com a segurança das informações dos clientes em razão da prestação dos seus serviços e após a realização de monitoramento, detectou que seus sistemas foram afetados por estas tentativas de ataques.


A partir desta identificação, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da iniciativa maliciosa. A cooperativa informa que ainda não possui total conhecimento sobre a extensão do ocorrido, contudo esclarece que, além da devida assessoria jurídica e técnica para conter o problema, foram adotadas medidas para manter seguros os servidores e backups.


Neste momento, estão sendo executados planos de contenção com a implementação de ferramentas para evitar que a instabilidade do sistema continue a impactar a operação da Unimed Belém.


Agradecemos a sua compreensão!

Em breve, encaminharemos novas informações.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AT&T comunica acesso indevido aos dados dos clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes foram baixados ilegalmente. Em nota, a companhia...
Security Report | Destaques

“Transparência é o fator-chave da relação entre SI e empresa”, afirma Gil Vega, CISO da Veeam

O atual líder de Segurança da Informação da vendor falou com exclusividade à Security Report sobre sua trajetória em diversos...
Security Report | Destaques

BRASPRESS retoma funcionamento do site oficial após ataque de ransomware

Incidente que causou a parada de diversos sistemas operacionais da companhia se deu ainda no começo dessa semana, e forçou...
Security Report | Destaques

Problemas técnicos causam perda de dados de 39 mil chaves Pix da 99Pay

Incidente ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho desse ano foi revelado pelo próprio Banco Central do Brasil...