TRF-3 anuncia fase de testes para o restabelecimento parcial dos sistemas

Órgão foi vítima de um ataque do tipo ramsomware, que criptografou e indisponibilizou acesso para alguns equipamentos do parque e também parte do ambiente de virtualização no final do mês de março. Em nota, TRF-3 informou que iniciou testes para o restabelecimento parcial dos sistemas da 3.ª Região

Compartilhar:

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF-3, anunciou neste sábado (09) que iniciou uma fase de testes para o restabelecimento parcial dos serviços da
3.ª Região, após um certo período sem a utilização dos sistemas em decorrência do ataque cibernético ocorrido no último dia 30 de março.

 

O órgão informou que os sistemas retornarão nas seguintes datas, PJe e SEI!: a partir de 11 de abril de 2022 e Precweb e Mumps/Caché: será definido em novo comunicado. “Nesse sentido, o presente comunicado tem o objetivo de dar conhecimento das principais alterações no uso dos sistemas na 3.ª Região, bem como transmitir orientações e procedimentos para a retomada segura das atividades”, diz nota divulgada.

 

Por conta do período de testes mencionados, alguns sistemas ainda não foram totalmente liberados, podendo sofrer algum tipo de instabilidade durante o uso. O órgão ainda pediu a colaboração de todos quanto ao tempo de resposta para atendimento das demandas, tanto dos sistemas que já retornaram ao seu funcionamento quanto aos demais sistemas.

 

O TRF-3 já havia afirmado anteriormente que não houve nenhum comprometimento dos dados armazenados por conta do incidente. Segundo um documento encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça no início de abril (01), o Tribunal Regional Federal teria sofrido um ataque do tipo ramsomware, que criptografou e indisponibilizou acesso para alguns equipamentos do parque e também parte de seu ambiente de virtualização.

 

“Diversas ações estão sendo tomadas pela equipe do Tribunal junto às empresas contratadas e a Polícia Federal, visando o restabelecimento mais rápido de todo o ambiente, de forma segura e definitiva. Infelizmente, ainda não é possível firmar um prazo de restabelecimento do ambiente e seus serviços”, diz documento  enviado ao CNJ.

 

Na ocasião, a Polícia Federal foi acionada e instaurou um inquérito. Além disso, uma equipe especializada em crimes cibernéticos esteve no local para iniciar as investigações.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

“Comunicamos a todos que, a partir deste sábado, dia 09 de abril, iniciaremos fase de testes com o restabelecimento parcial dos sistemas da 3.ª Região, após o período em que ficamos sem a utilização dos sistemas em decorrência ao ataque cibernético ocorrido no último dia 30 de março.

 

Nesse sentido, o presente comunicado tem o objetivo de dar conhecimento das principais alterações no uso dos sistemas na 3.ª Região, bem como transmitir orientações e procedimentos para a retomada segura das atividades.

 

RETORNO PARCIAL – DATAS DE DISPONIBILIZAÇÃO DOS SISTEMAS PARA TESTES

 

• PJe e SEI!: a partir de 11 de abril de 2022;

• Precweb e Mumps/Caché: a definir em novo comunicado;

 

Informamos que os prazos continuam suspensos durante o período de testes acima informado.

 

Alguns sistemas ainda não foram totalmente liberados, podendo sofrer algum tipo de instabilidade durante o uso. Nesse sentido, pedimos a colaboração de todos quanto ao tempo de resposta para atendimento das demandas, tanto dos sistemas que já retornaram ao seu funcionamento quanto aos demais sistemas.

 

Os sistemas necessários à transmissão de precatórios em breve também serão testados. A colaboração de todos nesses testes é extremamente importante. Novas informações serão disponibilizadas à medida em que forem sendo necessárias. Agradecemos a compreensão de todos.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...