O Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF-3, anunciou neste sábado (09) que iniciou uma fase de testes para o restabelecimento parcial dos serviços da
3.ª Região, após um certo período sem a utilização dos sistemas em decorrência do ataque cibernético ocorrido no último dia 30 de março.
O órgão informou que os sistemas retornarão nas seguintes datas, PJe e SEI!: a partir de 11 de abril de 2022 e Precweb e Mumps/Caché: será definido em novo comunicado. “Nesse sentido, o presente comunicado tem o objetivo de dar conhecimento das principais alterações no uso dos sistemas na 3.ª Região, bem como transmitir orientações e procedimentos para a retomada segura das atividades”, diz nota divulgada.
Por conta do período de testes mencionados, alguns sistemas ainda não foram totalmente liberados, podendo sofrer algum tipo de instabilidade durante o uso. O órgão ainda pediu a colaboração de todos quanto ao tempo de resposta para atendimento das demandas, tanto dos sistemas que já retornaram ao seu funcionamento quanto aos demais sistemas.
O TRF-3 já havia afirmado anteriormente que não houve nenhum comprometimento dos dados armazenados por conta do incidente. Segundo um documento encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça no início de abril (01), o Tribunal Regional Federal teria sofrido um ataque do tipo ramsomware, que criptografou e indisponibilizou acesso para alguns equipamentos do parque e também parte de seu ambiente de virtualização.
“Diversas ações estão sendo tomadas pela equipe do Tribunal junto às empresas contratadas e a Polícia Federal, visando o restabelecimento mais rápido de todo o ambiente, de forma segura e definitiva. Infelizmente, ainda não é possível firmar um prazo de restabelecimento do ambiente e seus serviços”, diz documento enviado ao CNJ.
Na ocasião, a Polícia Federal foi acionada e instaurou um inquérito. Além disso, uma equipe especializada em crimes cibernéticos esteve no local para iniciar as investigações.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:
“Comunicamos a todos que, a partir deste sábado, dia 09 de abril, iniciaremos fase de testes com o restabelecimento parcial dos sistemas da 3.ª Região, após o período em que ficamos sem a utilização dos sistemas em decorrência ao ataque cibernético ocorrido no último dia 30 de março.
Nesse sentido, o presente comunicado tem o objetivo de dar conhecimento das principais alterações no uso dos sistemas na 3.ª Região, bem como transmitir orientações e procedimentos para a retomada segura das atividades.
RETORNO PARCIAL – DATAS DE DISPONIBILIZAÇÃO DOS SISTEMAS PARA TESTES
• PJe e SEI!: a partir de 11 de abril de 2022;
• Precweb e Mumps/Caché: a definir em novo comunicado;
Informamos que os prazos continuam suspensos durante o período de testes acima informado.
Alguns sistemas ainda não foram totalmente liberados, podendo sofrer algum tipo de instabilidade durante o uso. Nesse sentido, pedimos a colaboração de todos quanto ao tempo de resposta para atendimento das demandas, tanto dos sistemas que já retornaram ao seu funcionamento quanto aos demais sistemas.
Os sistemas necessários à transmissão de precatórios em breve também serão testados. A colaboração de todos nesses testes é extremamente importante. Novas informações serão disponibilizadas à medida em que forem sendo necessárias. Agradecemos a compreensão de todos.”