Tenable aprimora tecnologia de redução de riscos em ambientes convergentes OT/TI

O Tenable.ot usa a primeira solução de avaliação de vulnerabilidade Nessus para proteger ativos de OT e TI em uma única oferta

Compartilhar:

A Tenable anunciou a integração do Tenable.ot™ 3.7 e do Nessus® Professional. A meta é ajudar as organizações a proteger dispositivos de TI e tecnologias operacionais (OT) em ambientes convergentes. Pela primeira vez, os clientes podem usar uma única solução, o Tenable.ot, para visibilidade e controle, de modo a proteger os ativos de TI juntamente com os sistemas de OT e, com isso, reduzir o risco cibernético em ambientes convergentes e modernos.

 

Com a transformação digital, os ataques cibernéticos estão cada vez mais acontecendo entre a TI e a OT. É o que mostra o alerta AA20-205A da Agência de Segurança Nacional (NSA) e da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA) dos EUA sobre o direcionamento de ataques à infraestrutura crítica através da exploração de ativos de OT acessíveis pela Internet. Essa superfície de ataque em expansão e novos vetores de ataque trazidos pela convergência, planejada ou não, exigem uma solução de segurança de OT holística, capaz de identificar, avaliar e proteger a empresa contra ameaças específicas de TI e OT em um ambiente de OT.

 

“Os ambientes de OT modernos interconectam-se cada vez mais com a TI. Isso é provocado pela busca, por parte das organizações, de otimizar custos e acelerar a inovação. O resultado é uma superfície de ataque complexa, sensível e amplamente expandida, onde você não pode gerenciar somente o risco cibernético de OT”, disse Renaud Deraison, diretor de tecnologia e cofundador da Tenable.

 

O Tenable.ot 3.7 permite que organizações críticas de infraestrutura, manufatura e indústria aproveitem a eficiência e a economia de custos da interconexão de seus ambientes de TI e OT. Isso é feito sem introduzir riscos desnecessários e inaceitáveis. Os recursos e capacidades da plataforma incluem:

 

• Visibilidade, segurança e controle unificados de infraestruturas convergentes: o Tenable.ot monitora as redes e avalia os ativos de OT, enquanto o Nessus verifica e avalia de forma inteligente os ativos de TI no ambiente de OT.

 

• Classificação de Priorização de Vulnerabilidades (VPR): o Tenable.ot oferece uma pontuação detalhada de vulnerabilidades baseada em ameaças e otimizada para ativos de TI e OT. A solução leva em consideração a severidade da vulnerabilidade combinada com a existência de prova de conceito (PoC) pública, indícios na Dark Web, emergência de código de exploração em kits de exploração e muito mais. Essa classificação entrega inteligência baseada em risco para as equipes de segurança para priorizar a correção ou a mitigação de falhas críticas.

 

• Avaliação adaptativa: o sensor incorporado do Nessus tocará apenas em dispositivos de TI, enquanto os dispositivos de OT continuarão a ser manejados pelo Tenable.ot. Isso fornece uma abordagem personalizada e controlada para proteger ambientes convergentes.

 

• Profundidade estendida e amplitude de cobertura: o Tenable.ot oferece, agora, suporte a dispositivos de OT adicionais, cobrindo mais de 90% dos controladores lógicos programáveis (CLPs) e protocolos industriais do mercado.

 

• Dados da comunidade: além da detecção baseada em políticas e anomalias, o Tenable.ot 3.7 também utiliza threat intel de código aberto extraída da comunidade de segurança para atualizações em tempo real.

 

A integração está disponível a partir de agora como uma licença única para novos usuários do Tenable.ot. Os clientes atuais do Tenable.ot podem atualizar para a versão 3.7 sem custo adicional.

 

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Mais de 253 mil senhas são disponibilizadas na deep e na dark web no primeiro trimestre

Estudo feito pelo SafeLabs para o Dia Mundial da Senha revela que os dados que deveriam ser sigilosos continuam à...
Security Report | Overview

Práticas de higiene digital das senhas precisam ser revistas, aponta laboratório de ameaças

Especialistas da Check Point Software defendem práticas de senhas fortes para proteger os usuários contra ameaças cibernéticas...
Security Report | Overview

Brasil sofreu 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023

De acordo com os dados sintetizados pelo FortiGuard Lab, embora a taxa seja inferior ao registrado em 2022, a tendência...
Security Report | Overview

Itaú Unibanco combate golpe do 0800 com proteção dos usuários

Desenvolvida pela DialMyApp, a tecnologia identifica e exibe um aviso na tela do celular do usuário e interrompe imediatamente a...