Tecnologia de Segurança beneficia pacientes de covid-19 em Porto Alegre

Hospital público Independência conta com firewall para manter dados seguros. Equipamentos foram doados pela Fortinet, em parceria com os distribuidores Arrow e Scansource

Compartilhar:

O hospital público Independência, localizado em Porto Alegre (RS), inaugurou no último dia 15 de junho um anexo exclusivo para tratar pessoas com covid-19. Construído com investimentos doados pela iniciativa privada, o anexo atende pacientes de forma totalmente gratuita e, depois da pandemia, ficará à disposição da Prefeitura de Porto Alegre (RS).

 

Com atendimento 24 horas e uma estrutura de 60 leitos e 100 profissionais, entre médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e funcionários administrativos, a tecnologia foi uma das preocupações de seus idealizadores, assim como a segurança dos dados dos pacientes.

 

“Pensamos na importância desses pacientes, que não podem receber visitas, estarem em contato com suas famílias, portanto instalamos Wi-Fi e adquirimos tablets para viabilizar essa comunicação”, explica Wagner Machado Ribeiro, supervisor de Suporte e Infraestrutura da Rede de Saúde Divina Providência, entidade mantenedora do Hospital Independência.

 

“Outro uso da internet é a checagem beira-leito, ou seja, os carrinhos de medicamentos que contam com notebook para controle de remédios e dosagens. O médico faz a identificação eletrônica do paciente pela sua pulseira e encontra todos os dados necessários para realizar o tratamento, tudo via rede Wi-Fi.”, acrescenta.

 

Com o objetivo de colaborar com essa estrutura, a Fortinet, em conjunto com os distribuidores Arrow e Scansource, doou 12 FortiAPs para o hospital, ficando seis unidades para o prédio principal, especializado em Ortopedia e Traumatologia, e seis para o anexo. O firewall faz a interligação entre todas as unidades da Rede de Saúde Divina Providência, que administra e mantém outros quatro hospitais.

 

“Eu fiz um teste com o FortiAP e gostei muito da qualidade. A solução gerencia o Wi-Fi e a segurança da rede, o que facilitou bastante o nosso trabalho”, conta Ribeiro. “Tudo passa pelo firewall e assim estamos tranquilos de que todos os dados estão seguros.”

 

Segundo Frederico Tostes, gerente Geral da Fortinet Brasil e VP de Cloud para a América Latina, o objetivo da empresa é o de colaborar com a diminuição do impacto da pandemia a qual o mundo está passando, assim como promover a segurança da informação de entidades e pessoas. “Como empresa de segurança cibernética, sabemos da importância de promover uma conectividade segura, especialmente na área da Saúde, que lida com dados tão valiosos. Para nós é uma satisfação ver esse projeto em execução”, diz.

 

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Mais de 253 mil senhas foram disponibilizadas na deep e na dark web no primeiro trimestre

Estudo feito pelo SafeLabs para o Dia Mundial da Senha revela que os dados que deveriam ser sigilosos continuam à...
Security Report | Overview

Práticas de higiene digital das senhas precisam ser revistas, aponta laboratório de ameaças

Especialistas da Check Point Software defendem práticas de senhas fortes para proteger os usuários contra ameaças cibernéticas...
Security Report | Overview

Brasil sofreu 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023

De acordo com os dados sintetizados pelo FortiGuard Lab, embora a taxa seja inferior ao registrado em 2022, a tendência...
Security Report | Overview

Itaú Unibanco combate golpe do 0800 com proteção dos usuários

Desenvolvida pela DialMyApp, a tecnologia identifica e exibe um aviso na tela do celular do usuário e interrompe imediatamente a...