SPTrans confirma ataque cibernético em seus servidores

Incidente criou instabilidade nos sistemas da gestora de transportes públicos do município de São Paulo, mas foram restabelecidos sem afetar o uso do Bilhete Único

Compartilhar:

A prefeitura de São Paulo confirmou, através de comunicado, que foi detectada a ocorrência de um ataque cibernético contra os sistemas da SPTrans na terça-feira (06), após análise feita em seus sistemas no dia de ontem (07). O executivo municipal informou que o caso estava sendo avaliado pelo corpo técnico da empresa, mas que não foram detectadas exposições de dados sensíveis de nenhum usuário.

 

O executivo municipal assegurou ainda que, apesar da instabilidade gerada nos sistemas, todos eles já foram restabelecidos, e a utilização do Bilhete Único nos ônibus não foi afetada pelo incidente. Qualquer outra prestação de serviços por parte do SPTrans também foi preservada.

 

As suposições de ataque contra a companhia de transportes públicos de São Paulo começaram a circular no mesmo dia do incidente, através de publicações em mídias sociais. Elas davam conta de que o órgão lidava com um suposto incidente cibernético, que levaram os serviços a ficarem inacessíveis via site da prefeitura.

 

Da mesma maneira, houve reivindicação do suposto ataque em fórum cibercriminoso, em que os autodeclarados autores do incidente ofertaram créditos à venda ou repasse, além do vazamento de Informações para Identificação Pessoal dos usuários.

 

A Security Report traz a íntegra da nota enviada pela Prefeitura de São Paulo e fotos da publicação no fórum cibercriminoso e do serviço fora do ar:

 

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que análise feita no dia de hoje (7) constatou a ocorrência de um ataque cibernético ao sistema na terça-feira (6). Esse ataque gerou instabilidade no servidor, mas que não afetou a utilização do Bilhete Único nos ônibus e nem causou danos na prestação dos serviços. Os sistemas já foram restabelecidos.

 

A SPTrans esclarece, ainda, que não foi detectada perda ou vazamento de informações de usuários. O caso está sendo avaliado pelo corpo técnico da empresa.”

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AT&T comunica acesso indevido aos dados dos clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes foram baixados ilegalmente. Em nota, a companhia...
Security Report | Destaques

“Transparência é o fator-chave da relação entre SI e empresa”, afirma Gil Vega, CISO da Veeam

O atual líder de Segurança da Informação da vendor falou com exclusividade à Security Report sobre sua trajetória em diversos...
Security Report | Destaques

BRASPRESS retoma funcionamento do site oficial após ataque de ransomware

Incidente que causou a parada de diversos sistemas operacionais da companhia se deu ainda no começo dessa semana, e forçou...
Security Report | Destaques

Problemas técnicos causam perda de dados de 39 mil chaves Pix da 99Pay

Incidente ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho desse ano foi revelado pelo próprio Banco Central do Brasil...