Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota, a pasta executiva afirma que os serviços ofertados ao cidadão via GOV.br seguem operantes.

Compartilhar:

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou por meio de comunicado divulgado hoje (24), que o Sistema Eletrônico de Informações, o SEI, foi alvo de um incidente de Segurança Cibernética no início dessa semana, restringindo o funcionamento da estrutura e de outros serviços correlacionados a ele.

 

De acordo com o MGI, o sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos públicos. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o SEI integra o Processo Eletrônico Nacional, uma iniciativa conjunta de entidades em diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

 

Segundo informou o Portal G1, a Polícia Federal foi acionada para investigar as causas do corrido e para dar suporte na recuperação do sistema. O Ministério não informou qual foi a natureza do ataque, nem se dados mantidos no sistema foram comprometidos, mas as equipes de TI já estão tratando o incidente, visando restabelecer o serviço o mais brevemente possível.

 

“O incidente de segurança cibernética nesta terça-feira (23/jul) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional. Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br”, acrescenta a nota.

 

Os sistemas públicos federais também não estão livres às ameaças cibernéticas dos novos tempos. Em maio deste ano, por exemplo, a Polícia Federal já havia detido um suspeito de acessar indevidamente sistemas governamentais e falsificar identidades de funcionários públicos visando obter vantagens ilícitas. O suspeito utilizava acessos de agentes públicos ao Gov.br para se inserir na plataforma.

 

A Security Report publica, na íntegra, comunicado divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos:

 

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que houve um incidente de segurança cibernética nesta terça-feira (23/jul) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.

 

O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.

 

Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”.

*Com informações do Portal G1

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

APIs e Aplicações: o calcanhar de Aquiles da segurança digital?

Durante Painel de Debates Online Organizado pela TVSecurity, executivos da Brookfield, Grupo Moura, Imperva, e Nec Brasil abordaram os desafios...
Security Report | Destaques

Para combater os desafios da IA, só com uso correto da própria IA

Durante painel de debates transmitido pela TVSecurity, Líderes do Tribunal de Justiça da Bahia, Embratur, Nec Brasil e Skyhigh Security...
Security Report | Destaques

Gartner afirma que IA deverá reduzir gap de talentos em Cyber até 2028

A consultoria apresentou hoje sua lista de previsões para a Segurança da Informação nos próximos anos, e segundo ela, a...
Security Report | Destaques

Black Friday 2024: Governo e sociedade civil se mobilizam para proteger usuário de fraudes

Estudos recentes indicam que a data de promoções deste ano deverá atingir um novo recorde de transações, o que pode...