A VLI Logística, referência no setor logístico brasileiro, apresentou durante o Security Leaders Nacional um case que destaca o papel estratégico da Cibersegurança como facilitadora de negócios. “Deixamos de ser vistos como um departamento que cria barreiras para nos tornarmos parceiros estratégicos do negócio”, destaca Thiago Matos, líder de Identity and Access Management (IAM) da VLI, que detalhou como a Cibersegurança liderou o desenvolvimento de um projeto de gestão de identidades (CIAM) em parceria com a IBM e a TDSynnex.
A empresa, que opera uma complexa infraestrutura multimodal com mais de 8 mil quilômetros de ferrovias e transporta cargas como soja para mercados globais, precisava de uma estratégia mais robusta e segura para superar os desafios de controles e políticas adequadas de acessos. Com cerca de 15 mil credenciais — incluindo colaboradores, terceiros e clientes finais —, a descentralização dos sistemas de autenticação comprometia a eficiência operacional e a experiência do cliente.
“Antes, clientes finais chegavam a esperar até 38 horas para acessar um sistema. Além disso, havia múltiplos logins, atritos operacionais e riscos à Segurança da Informação”, explica Matos ao apresentar o Estudo de Caso na Arena Security.
Com soluções da IBM e apoio da TDSynnex, o gerenciamento das identidades ganhou força dentro da VLI, proporcionando mais segurança nos acessos, beneficiando tanto clientes quanto a própria operação. Essa mudança não só aumentou a eficiência logística como também reposicionou a área de Cibersegurança dentro da organização.
A iniciativa também reflete na evolução da maturidade cibernética da VLI, com a abertura de novas frentes, como melhorias na experiência do usuário e a redução de riscos operacionais e cibernéticos. Para a empresa, cibersegurança agora é sinônimo de inovação e competitividade em um setor onde agilidade é crucial.
O Estudo de Caso está disponível na íntegra e mostra com mais detalhes o projeto de CIAM que virou um diferencial competitivo para a VLI Logística.