Com o objetivo de reconhecer o trabalho dos líderes e executivos de TI e Segurança da Informação dos mais variados segmentos de negócio, o Congresso Security Leaders realizou o Prêmio Security Leaders. Promovido pela Conteúdo Editorial em parceria com a IDC a cerimônia aconteceu ontem, dia 27 de outubro na Fecomercio, em São Paulo.
A avaliação foi realizada a partir das respostas de um questionário desenvolvido de acordo com a metodologia da IDC. O objetivo dessa iniciativa é avaliar o perfil da empresa e do gestor de TI a partir de coleta de dados quantitativos e qualitativos.
A sétima edição da premiação contou com inscrições de líderes de TI e Segurança da Informação de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Foram seis premiados – um por cada região – e o melhor ganhou, além do reconhecimento de melhor líder regional, o prêmio de melhor líder nacional.
Para os executivos de São Paulo, a premiação seguiu como nas edições anteriores: dividida por vertical de negócio. Foram três indicados por cada setor e o melhor pontuado levou o Prêmio.
E a premiação também reconheceu os melhores cases de sucesso do ano. Todos os casos foram avaliados pela equipe de analistas da IDC considerando aspectos formais e técnicos de segurança.
O Prêmio Case do Ano – Ouro foi para Wellington Eustáquio Coelho, CIO da Teksid do Brasil. O projeto strongbox é um programa de Segurança da Informação da empresa e reúne um conjunto de iniciativas para proteger informações confidenciais, propriedade intelectual e privacidade dos clientes e colaboradores. O projeto protege vertentes como client hardening; data management; e-mail; network security; soc; e communication & training for business partners.
O Prêmio Case do Ano – Prata foi para Marco Túlio Moraes, Ciber Security Leader da AES Brasil. O projeto da envolveu a aquisição de tecnologias de filtro web e antimalware visando bloquear ataques de nova geração como phishing, watering hole attacks e comunicações com botnets. Com isso, a AES Brasil está aderente a política global de cybersecurity. O rollout do projeto foi para os 8 mil usuários da empresa e trouxe benefícios como mitigação de riscos, cumprimento da política de internet; economia; e conscientização de usuário.
O Prêmio Case do Ano – Bronze foi para Longinus Timochenco, CISO do SPC Brasil. O projeto do teve objetivo aumentar e garantir a confiança das informações no sistema CNDL, órgão que rege o estatuto de todo sistema da confederação nacional dos lojistas. O projeto contratou novos profissionais de segurança, implementou governança, novo comitê, política segurança corporativa, normas, processos e procedimentos com base em risco ao negócio e reportando diretamente ao presidente.
Conheça os vencedores:
Bancos
Maurício Minas – Vice-Presidente Executivo do Bradesco
Comércio
Vitor Sena – gerente de Tecnologia e SI da Livraria Cultura
Governo e Utilities
Marco Túlio Moraes – Ciber Security Leader da AES Brasil
Manufatura
Igor Gutierrez – Information Security Officer da B Grob
Mídia-Telecom e Educação
Yanis Stoyannis – Consultor sênior de Segurança da Informação da Embratel
Saúde
Anderson Elias Mendes – CISO da Cabesp
Serviços Financeiros
Longinus Timochenco – CISO do SPC Brasil
Serviços Profissionais
Fernando Malta – gerente de SI da Teleperformance
Prêmio Regional
Brasília
Claudia Maria De Andrade – Coordenadora Geral de TI da Receita Federal do Brasil
Belo Horizonte
Thiago Galvão – IT Risk and Compliance Leader da Gerdau
Porto Alegre
Marcos Donner – Gerente De Segurança Da Informação do Sicredi
Recife
Rodrigo Jorge – CIO da Ale Combustíveis
Rio De Janeiro
William Bini – Líder de Segurança da Informação da Dataprev
Vencedor Prêmio Nacional
Wellington Eustáquio Coelho – CIO da Teksid do Brasil
Desde a primeira edição, o Prêmio Security Leaders já reconheceu o trabalho de 114 líderes e 12 cases de sucesso.