Security Leaders debate IA Agêntica, ecossistema seguro e riscos cibernéticos em Porto Alegre

CISOs e líderes de Segurança Cibernética se reúnem na capital gaúcha para debater os impactos dos agentes de IA nas atividades de proteção. Além disso, outras discussões vão analisar a segurança do ecossistema digital, o roadmap essencial da maturidade de SI e o cenário atual de ameaças cibernéticas

Compartilhar:

A cidade de Porto Alegre receberá a próxima parada do roadmap de 2025 do Security Leaders, alinhando discussões aprofundadas sobre os desafios e tendências da Cibersegurança para as lideranças do setor no sul do país. O evento será realizado nesta quarta-feira, dia 09 de abril, no Hotel Hilton Porto Alegre, e trará como tema central Por um ecossistema mais seguro, incluindo discussões sobre Inteligência Artificial, riscos cibernéticos, entre outros.

 

A agenda do SL Porto Alegre seguirá das 8h30 até as 18h, com destaque para os painéis de debate e estudos de caso focados nas demandas mais importantes para a Segurança da região sul e para o país. Nesse sentido, as discussões sobre a IA Agêntica abrirão os debates sobre o futuro da automação na ciberdefesa. A transição para operações semiautônomas e os impactos da IA na resposta a incidentes serão analisados por profissionais que lideram essa transformação.

 

Em seguida, será o momento para discutir as várias facetas da proteção dos ecossistemas digitais, incluindo gestão de terceiros, padrões e processos seguros, correção de vulnerabilidades, entre outros. Os líderes presentes na conversa tratarão de seus trabalhos para alinhar as suas estratégias de Segurança com as diversas maturidades que permeiam as empresas parceiras nesse ambiente colaborativo.

 

A importância da maturidade cibernética e da liderança na Segurança será outro dos pontos altos do evento. Em um painel dedicado, será debatido como gestores podem elevar o nível de proteção, considerando o papel essencial do fator humano na construção de uma cultura de segurança eficaz.

 

Em seguida, os líderes de SI debaterão os desafios e planejamentos para enfrentar o cenário atual de ameaças, com ransomware, ataques DDoS e operações potencializadas por IA ocupando cada vez mais espaço no mercado cibercriminoso. Durante a troca de informações, os CISOs vão analisar o real impacto que a paralização dos negócios podem gerar e como mobilizar a alta gestão da companhia para dar as respostas corretas.

 

A gestão de riscos cibernéticos também terá espaço de destaque. Com uma abordagem estratégica, o evento discutirá como os times de segurança podem estruturar processos, alinhar riscos ao negócio e justificar investimentos, reforçando a segurança como um pilar essencial para a continuidade empresarial.

 

Finalmente, o Congresso se encerra com uma discussão sobre o futuro do setor de Cyber, desde a transformação estratégia que o cargo de CISO sofreu, até a presença cada vez mais necessária da Segurança desde o início de processos inovadores do negócio. Com as tecnologias nos ambientes corporativos mudando a cada dia, é o momento de redefinir o que é uma equipe preparada para atualizar as empresas de forma segura.

 

O Security Leaders Porto Alegre 2025 será mais do que um Congresso, mas um marco para o debate com maior profundidade sobre a evolução da Cibersegurança no país. Acompanhe a programação integral do evento a partir deste link.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Universidade Federal de Pernambuco confirma ciberataque aos sistemas de internet

Universidade Federal de Pernambuco sofre tentativa de invasão hacker e falha no firewall após surtos elétricos; equipe de TI trabalha...
Security Report | Destaques

56% dos bancos brasileiros contam com um profissional de SI no Conselho, diz Febraban

Levantamento da Febraban aponta avanço na presença de especialistas em Cibersegurança nos conselhos de administração e reforça papel estratégico da...
Security Report | Destaques

Maturidade cibernética é três vezes menor que o apetite ao risco das empresas brasileiras

Estudo da Vultus revela desequilíbrio estrutural entre capacidade de defesa e tolerância a ameaças digitais em 13 setores da economia;...
Security Report | Destaques

Incidente no IPEN: Instituto prevê retomar produção de fármacos nessa semana

A Comissão de Energia Nuclear comunicou que os últimos passos do plano de resposta ao incidente serão dados no começo...