Secretaria do Tesouro Nacional é vítima de ataque cibernético

Ministério da Economia comentou em nota que o incidente não gerou danos aos sistemas estruturantes e equipe segue apurando o caso junto à Polícia Federal

Compartilhar:

O Ministério da Economia, confirmou na última sexta-feira (13) que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional foi vítima de um ataque de ransomware, ainda segundos informações, as medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal rapidamente acionada para apurar o caso.

 

Os especialistas de Segurança da Secretaria de Governo Digital e da Secretaria de Tesouro Nacional afirmaram que os efeitos da ação criminosa estão sendo devidamente avaliados.

 

Ainda de acordo com os especialistas, a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública.

 

Na manhã desta segunda-feira, a nossa equipe entrou no site do Tesouro Nacional e verificou que o portal está no ar, porém, algumas funções ainda estão indisponíveis ao público. A nota limitou-se a comentar sobre possíveis dados afetados por conta do incidente.

 

A Secretaria do Tesouro Nacional e a B3, responsável pela operação do Tesouro Direto, comunicaram que o ataque de ransomware sofrido contra a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional não afetou de forma alguma a plataforma do Tesouro Direto e ressaltaram que as compras e vendas continuam podendo ser realizadas normalmente. 

 

A Security Report disponibiliza o posicionamento completo na íntegra:

 

“Foi identificado na noite de sexta-feira (13/8) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional.

 

As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada.

 

Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital.

 

Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas.

 

Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência”.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...