A conta oficial do ex-presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), na rede social X foi alvo de um incidente cibernético durante à noite da última quinta-feira. Devido ao incidente, diversas postagens contendo informações falsas foram publicadas à revelia da equipe gestora dos perfis de Bolsonaro. O acesso continua sendo retomado.
Durante esse período, a conta do político publicou diversos tweets trazendo informações falsas em seu conteúdo. Em especial, foi divulgada a criação de uma suposta nova criptomoeda brasileira, chamada de “$BRAZIL”. Os posts seguintes trazem outras informações falaciosas e desencontradas a partir da conta oficial do ex-presidente.
O vereador do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pela administração desses perfis, Carlos Bolsonaro (PL), informou por meio de tweet publicado na própria conta que o registro do pai na plataforma havia sido invadido, resultando nas publicações inverídicas. Um processo de recuperação do perfil está em andamento, mas as postagens falsas foram apagadas.
No último ano, diversos agentes públicos tiveram suas mídias sociais atingidas por cibercriminosos, com o intuito de causar danos à reputação ou desorientar os usuários com notícias falsas. Um exemplo foi o caso do prefeito de Manaus, David Almeida (AVANTE). A conta do então candidato à reeleição no Instagram foi retirado do ar devido a atividades de hackers contra a página.
Outro caso foi o do candidato à prefeitura de Cuiabá, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Neste incidente, ambos os perfis do Facebook e do Instagram foram alvos de um incidente cibernético. A ação buscava paralisar o impulsionamento de propaganda eleitoral do político em ambas as plataformas. O processo pôde ser revertido a tempo, mas devido à ocorrência, o disparo de anúncios permanece restrito até que todos os controles sejam conferidos.
*Com informações da Folha de S. Paulo e da CNN Brasil