O mercado financeiro no Brasil é um dos mais avançados no mundo, com alta maturidade em inovação e Segurança Cibernética. Neste setor, a tecnologia faz parte do negócio, tanto que o Open Banking já é uma realidade no país, movimentando as estratégias das instituições e auxiliando bancos e fintechs na revolução dos negócios. Do outro lado, o consumidor também vive um processo de mudança, sendo cada vez mais inserido no universo digital.
Esse cenário de disrupção do negócio abre espaço para o universo Open, participativo e colaborativo. Um modelo totalmente inovador com poder de incorporar brasileiros não bancarizados em um ecossistema de serviços. O Pix, por exemplo, tem operação 24×7 e o Open Banking vai revolucionar ainda mais este segmento, proporcionando flexibilidade e benefícios aos clientes.
E como a Segurança da Informação está inserida neste contexto? Se o desafio já era grande em um mundo mais tradicional, hoje, os modelos abertos de negócios no setor financeiro exigem não só eficiência dos times de Segurança, mas também uma sinergia maior com outras áreas, especialmente as de prevenção a fraudes.
Em um contexto Open, os desafios são grandes para os gestores, especialmente no sentido de envolver todas as pontas do ecossistema para um compartilhamento seguro de dados dos clientes. O momento é de inovação, integração e mudança de mindset. Esses e outros pontos estão destacados no e-book especial sobre como o Open Banking está voando no Brasil e o papel da SI neste contexto. O conteúdo está disponível para download gratuito.