Instituto de Pesquisa Nuclear suspende produção de fármacos após ciberataque

O Instituto comunicou a suspensão na produção de insumos de farmácia aos hospitais, clínicas e centros de medicina nuclear após o ataque cibernético. O IPEN/CNEN informou ainda que o incidente einvolveu tentativas de invasão em série à rede da organização

Compartilhar:

A Comissão Nacional de Energia Nuclear divulgou um comunicado oficial após a suspensão na produção e fornecimento de radiofármacos. Segundo a organização, o Instituto de Pesquisa Nuclear (IPEN) foi alvo de um ataque cibernético no fim da última semana.

 

De acordo com o comunicado, o incidente de cibersegurança do IPEN/CNEN resultou na tentativa de ataques em série à rede do Instituto. Para lidar com o ocorrido, a rede foi tirada do ar e os profissionais responsáveis estariam trabalhando para resolver o problema. A organização reforçou que a segurança física, radiológica e nuclear não foram afetadas.

 

Como consequência, a produção e o fornecimento de diversos radiofármacos previstos para esta semana tiveram que ser suspensos pela organização. “Esperando normalizar a situação o mais breve possível, nos colocamos à disposição para as informações complementares que se fizerem necessárias”, conclui o posicionamento.

 

Recentemente, outra organização ligada à indústria nuclear foi alvo de um ataque cibernético. Nesse caso, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) confirmou, por meio de nota enviada à Security Report, que dados sensíveis podem ter sido comprometidos em um ataque hacker ocorrido na organização em maio do ano passado. A descoberta levou a NUCLEP a acionar as autoridades para que progredissem nas investigações.

 

A Security Report publica, na íntegra, o comunicado oficial da Comissão Nacional de Energia Nuclear sobre a tentativa de ataque cibernético ao IPEN:

 

 

Na última sexta-feira, dia 28/03, ocorreu um incidente de segurança cibernética no IPEN/CNEN, que resultou em tentativas de ataques em série à rede do Instituto.

 

As ações corretivas necessárias tiveram início no mesmo dia e os profissionais de TI estão desde então atuando para a mitigação das causas e para o restabelecimento pleno das operações.

 

É importante ressaltar que a segurança física, radiológica e nuclear não foram afetadas.

 

No entanto, em função da necessidade de preservar a integridade do ambiente de TI foi necessário desconectar a rede do instituto do ambiente externo, incluindo os acessos via internet, até que todas as ações preventivas necessárias sejam implementadas.

 

Como consequência, a produção e o fornecimento dos seguintes radiofármacos previstos para esta semana tiveram que ser suspensos:

 

a) Iodo – 131

b) Lutécio – 177

c) Tálio – 201

D) Guan-IPEN-131 (MIBG)

e) Gerador de tecnécio-99m

f) Citrato de Gálio – 67

 

A CNEN está enviando todos os esforços necessários para o restabelecimento do fornecimento e coloca à disposição o seguinte telefone emergencial (11) 94863-0267, assim como o endereço de e-mail diretoria.ipen@cnen.gov.br.

 

Esperando normalizar a situação o mais breve possível, nos colocamos à disposição para as informações complementares que se fizerem necessárias.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

IA agêntica aplicada à Cyber será um movimento natural do mercado, comenta ANPD

Durante discussão sobre o tema no Security Leaders Brasília de 2025, líderes do setor público defenderam a aplicação de agentes...
Security Report | Destaques

FBI abre investigação para apurar incidente na Oracle

Segundo informações publicadas pela Reuters e pela Bloomberg, a empresa teria sofrido um acesso indevido em janeiro, o que causou...
Security Report | Destaques

Suposta ação da Abin para hackear autoridades paraguaias é negada pelo Governo

Nesta segunda-feira (31), circularam notícias que relataram uma suposta operação movida pela Abin para hackear dispositivos digitais de autoridades paraguaias...
Security Report | Destaques

Check Point Software se posiciona sobre dados expostos na Dark Web

Conforme investigação movida pela fornecedora de Cibersegurança, os dados supostamente hackeados estão relacionados a uma ocorrência antiga e já tratada...