Hospital Orizonti confirma incidente cibernético

Em comunicado oficial, a instituição de saúde, localizada na região Centro-sul de Belo Horizonte, confirma que causa da instabilidade de seu portal foi um incidente cibernético ao sistema interno de informática

Compartilhar:

O Hospital Orizonti, em Belo Horizonte, Minas Gerais, confirmou um incidente cibernético em seu portal. O site ficou fora do ar na última segunda-feira (24) e passou por momentos de instabilidade na área do paciente, impedindo os acessos aos exames e consultas médicas na área dentro da plataforma.

 

A equipe do centro médico se pronunciou e garantiu que a instabilidade já estava sendo resolvida. “A empresa está reforçando o atendimento nos demais canais – telefone, e-mail, redes sociais – até que o serviço seja totalmente regularizado. Reforçamos que os serviços centrais nas unidades estão em pleno funcionamento”, acrescentou a instituição, em nota enviada à Security Report.

 

O Hospital também reiterou o compromisso com a segurança da informação, destacando que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. Além disso, a nota garante que todos os dados dos pacientes estão protegidos.

 

Recentemente, A Unimed de Brusque (SC) informou, por meio de esclarecimento público em seu site oficial, de que também foi alvo de um ataque cibernético, gerando impactos de desempenho nos sistemas internos, incluindo canais de atendimento, agendamento de consultas e autorizações para exames. De acordo com o posicionamento, os serviços já retomaram o pleno funcionamento.

 

A SR traz o comunicado oficial sobre o incidente cibernético ao portal do Hospital Orizonti:

 

“O Grupo Orizonti informa que a área do paciente no site está temporariamente indisponível enquanto alguns sistemas passam por atualização, em função de um incidente de segurança cibernética já controlado. Todos os dados dos pacientes estão protegidos.

 

A empresa está reforçando o atendimento nos demais canais – telefone, e-mail, redes sociais – até que o serviço seja totalmente regularizado. Reforçamos que os serviços centrais nas unidades estão em pleno funcionamento.

 

Reiteramos nosso compromisso com a segurança da informação, destacando que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Fraude cibernética supera ransomware como maior preocupação de líderes em 2026

De acordo com o novo relatório do World Economic Forum, 73% dos líderes afirmaram que eles ou alguém em sua...
Security Report | Destaques

Normativa do GSI eleva a régua da resiliência cibernética no Governo

Ao instituir novas diretrizes obrigatórias de gestão de continuidade e testes em crises cibernéticas, a IN nº 9/2026 é vista...
Security Report | Destaques

O desafio de manter a operação viva após uma crise cibernética

Durante o Security Leaders Nacional, CISOs defenderam que resiliência cibernética vai além da tecnologia e depende de preparo, liderança, comunicação...
Security Report | Destaques

Projeto da AXIA Energia é premiado por excelência em segurança da informação

O programa de resiliência operacional, desenvolvido pelo gestor de SI Renato lima em parceria com a NetGlobe Cyber Security, conta...