Hospital da Criança de Brasília confirma paralisação por ataque hacker

Incidente teria se iniciado no último fim de semana, exigindo que a organização indisponibilizasse todos os sistemas e fornecesse os atendimentos básicos por telefone. Em nota, o HCB não encontrou indícios preliminares de perda de dados pessoais

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O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) informou por meio de nota que seus sistemas internos foram atingidos por um ataque cibernético neste fim de semana. Diante desse incidente e para proteger a base de dados, a organização deixou indisponíveis todas as estruturas de tecnologia e abriu um Comitê de Gestão de Crises para apurar os motivos da ocorrência.

 

Desde essa constatação, os técnicos de tecnologia do hospital seguem trabalhando com o apoio de empresas fornecedoras, para completar a varredura em todas as máquinas, servidores e bases de dados. Em paralelo, está sendo construída uma estratégia para restaurar os sistemas, mas por ora, as operações usuais, como agendamento de consultas, solicitação de prontuários e renovação de receitas estão sendo feitos por telefone.

 

“Até o momento, não temos indícios de vazamentos de dados pessoais e sensíveis dos nossos pacientes funcionários e parceiros. Contudo, ainda não podemos afirmar quando os sistemas voltarão a operar, portanto, estamos atuando com nossos planos de contingência para minimizar os atrasos e prejuízos no atendimento e garantir a segurança dos pacientes”, acrescenta o comunicado.

 

O incidente também afetou os processos seletivos para novos profissionais do HCB, pois os sistemas de cadastramento e participação nas jornadas de contratação foram paralisados também. “Os prazos serão postergados para que nenhum candidato tenha prejuízo na participação dos processos”, conclui a mensagem.

 

Rumores sobre um incidente no HCB circulavam entre portais da região desde o começo dessa segunda-feira (14), com alguns deles citando o delegado-chefe da Delegacia Especial de Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ao confirmar que se trataria de um ataque de ransomware. O oficial teria acrescentado que não houve um pedido expresso de pagamento pelo resgate dos sistemas criptografados.

 

Todavia, o comunicado divulgado pelo hospital infantil não confirma se essa é, de fato, a natureza do ataque. A assessoria da instituição também disse à Security Report que não possuía atualizações novas além da nota divulgada. A SR também entrou em contato com a PCDF em busca de confirmação do órgão a respeito dessas informações. Até o momento, não houve retorno das autoridades a respeito. Esta nota será atualizada tão logo haja resposta.

 

O setor de Saúde é um dos alvos mais visados pelo cibercrime, dada a sua maturidade cibernética ainda em ascensão e a alta criticidade de seus dados internos, quase totalmente relacionados aos registros sensíveis dos pacientes. Um dos alvos mais recentes foi o braço da Cooperativa Unimed no Vale do Taquari e Rio Pardo, que teve diversos ambientes digitais paralisados por um ataque hacker.

 

Já no começo de 2024, foi a vez do Instituto Nacional do Câncer, localizado no Rio de Janeiro, a ser atingido. De acordo com a instituição, apenas as consultas marcadas anteriormente ao ciberataque estavam sendo feitas, o enquanto o agendamento de novas consultas seguia suspenso. Essa interrupção também foi feita visando assegurar a proteção das bases de dados.

 

A Security Report divulga, na íntegra, nota veiculada pelo Hospital de Crianças de Brasília:

 

“O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) informa que, na noite do último domingo, dia 06/10, sofreu um incidente que comprometeu os sistemas da Instituição. Para proteger as bases de dados, todos os sistemas foram indisponibilizados e foi imediatamente estabelecido o Comitê de Gestão de Crises, que está apurando todos os fatos em busca de soluções.

 

Desde então, os técnicos estão trabalhando incansavelmente, com o apoio de empresas fornecedoras, para completar a varredura em todas as máquinas, servidores e bases de dados. Em paralelo, está sendo construída uma estratégia para restaurar os sistemas. Diante disso, disponibilizamos os telefones abaixo para atendimento das demandas:

 

Telefonia e solicitação de prontuários – (61) 99194-0500

Agendamento e remarcação de consultas e exames – (61) 99191-5901

Renovação de receitas – (61) 99194-2843

Núcleo Interno de Regulação – (61) 99211-2847

Comunicação Institucional e Imprensa – (61) 991974287

 

Até o momento, não temos indícios de vazamentos de dados pessoais e sensíveis dos nossos pacientes funcionários e parceiros. Contudo, ainda não podemos afirmar quando os sistemas voltarão a operar, portanto, estamos atuando com nossos planos de contingência para minimizar os atrasos e prejuízos no atendimento e garantir a segurança dos pacientes.

 

Aos candidatos dos nossos processos seletivos, informamos que, em função da indisponibilidade técnica dos sistemas para cadastramento e participação nos processos seletivos do HCB, os prazos serão postergados para que nenhum candidato tenha prejuízo na participação dos processos.

 

Disponibilizamos o telefone abaixo para atendimento das demandas dos candidatos:

 

Recrutamento e Seleção – (61) 99197-6459”.

 

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