Ataque cibernético impacta serviços da Unimed 

Em nota, a cooperativa do Vale do Taquari e Rio Pardo afirmou que investiga o incidente cibernético ocorrido nesta terça-feira (26), ressaltando ainda a forte atuação para o restabelecimento dos serviços. As equipes técnicas também seguem mobilizadas para minimizar os impactos

Compartilhar:

Um dia depois do ataque cibernético afetar os sistemas da Unimed Cuiabá, outra cooperativa foi comprometida, desta vez a unidade Vale do Taquari e Rio Pardo. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (26), a Unimed VTRP confirmou que investiga o incidente cibernético e ressaltou que segue atuando para o restabelecimento desses serviços.

 

“Todas as equipes técnicas e administrativas da Cooperativa estão mobilizadas para minimizar os problemas a seus clientes e parceiros”, diz a nota. Ainda de acordo com a cooperativa, até o presente momento, não há previsão para a retomada da operação dos sistemas.

 

O setor de saúde sofre com os constantes ataques cibernéticos, que afetam os serviços prestados aos pacientes. De acordo com estudo produzido pelo laboratório de pesquisas da Netskope, os ciberataques em busca de dados de saúde cresceram 10% em 2023, com a área se posicionando entre os mais afetados entre as “mega violações”, que ultrapassam a média de um milhão de registros roubados.

 

Em janeiro deste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro chegou a sofrer uma invasão hacker em seu sistema. Na ocasião, de acordo com a instituição, apenas as consultas marcadas anteriormente ao ciberataque foram feitas, enquanto o agendamento de novas consultas seguia suspenso.

 

O INCA informou ainda, na época do incidente, que os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado da Unimed VTRP na íntegra:

 

“A Unimed VTRP investiga um ataque cibernético ocorrido nesta terça-feira (26/03) e atua para o restabelecimento dos serviços. Todas as equipes técnicas e administrativas da Cooperativa estão mobilizadas para minimizar os problemas a seus clientes e parceiros.

 

Ainda não há previsão para a retomada da operação normal dos sistemas.

 

Caso os clientes do SOS Unimed necessitem de atendimento de urgência e emergência, o contato deve ser realizado pelo telefone (51) 98146-9025.”

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Toyota Brasil investiga possível novo vazamento de dados

Desde o último fim de semana, sites de monitoramento das ações cibercriminosas na Dark Web apontaram que o grupo de...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do DF prende suspeitos de roubar 76 milhões de senhas pessoais e governamentais

De acordo com a corporação, os hackers chegaram a incluir todas as credenciais comprometidas em um banco de dados, visando...