Invasão impacta serviços do Instituto Nacional do Câncer

Consultas estão sendo realizadas com anotações manuais e futuros agendamentos continuam temporariamente suspensos. De acordo com o instituto, o setor de radioterapia foi o mais afetado, enquanto cirurgias e outros procedimentos seguem normalmente

Compartilhar:

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro sofreu uma invasão hacker em seu sistema no último sábado (27). De acordo com a instituição, apenas as consultas marcadas anteriormente ao ciberataque estão sendo feitas, o enquanto o agendamento de novas consultas segue suspenso. Nesses processos, as anotações da evolução do paciente estão sendo feitas manualmente, assim como as receitas estipuladas pelos profissionais de saúde.

 

O instituto informou que os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.

 

O maior impacto foi no setor de radioterapia, ainda suspenso temporariamente.  Porém, as internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais. Com o objetivo de solucionar a situação o mais brevemente possível, o INCA destacou que, neste momento, toda a equipe de Tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade.

 

Ainda em seu comunicado, informaram que as outras quatro unidades da instituição continuam funcionando, e os agendamentos dos próximos dias estão mantidos.

 

“O INCA reafirma o compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado, e as marcações possam ser retomadas”, finalizou.

 

Security Report publica, na íntegra, o comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da instituição:

 

“O Instituto Nacional de Câncer informa que seu sistema de tecnologia foi invadido no último sábado (27). 

 

Os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados internos, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.

 

Neste momento, toda a equipe de Tecnologia está concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade. 

 

Cabe ressaltar que todas as consultas agendadas estão acontecendo normalmente, porém com anotações manuais da evolução do paciente, e receitas também à mão. Somente as marcações de consultas subsequentes não estão sendo realizadas. As internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuam normais. 

O maior impacto foi com o setor de radioterapia, o único que precisou ser suspenso temporariamente. 

 

As quatro unidades do INCA continuam funcionando normalmente, e os agendamentos dos próximos dias estão mantidos.

 

O INCA reafirma o compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado, e as marcações possam ser retomadas.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Linha do tempo destaca ataques mais recentes

Painel de incidentes foi atualizado com os casos envolvendo a Polícia Federal, a Toyota Brasil, o Sistema de Administração Financeira...
Security Report | Destaques

Novos highlights da RSA: Da Soberania à solidariedade Digital

Fernando Galdino, diretor de Portfólio & Estratégia da SEK, fala à Security Report sobre os pontos mais importantes debatidos na...
Security Report | Destaques

CISOs buscam ocupar novos espaços na empresa

Já é demanda antiga do setor de Cyber alcançar um grau de relevância maior nas organizações, mas agora, com o...
Security Report | Destaques

Polícia abre investigação contra esquema de golpes cibernéticos

A operação se deu essa semana na cidade de Imperatriz, no Maranhão, segundo informou nota divulgada pela corporação. As primeiras...