A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) organizou na última semana, na Escola Senai, em São Caetano do Sul (SP), o Exercício de Simulação de Resposta a Incidente Cibernético.
O evento, que contou com a participação do Diretor-Presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Gonçalves, teve como objetivo trocar experiências entre o setor privado e autoridades sobre como responder adequadamente a um incidente cibernético.
Durante a abertura da simulação, Waldemar anunciou, para este mês, resolução sobre Comunicado de Incidente de Segurança (CIS), documento que as organizações devem enviar à ANPD caso ocorra risco de dano significativo à integridade de seus bancos de dados. “Com mais essa normatização, a Autoridade amplia a segurança jurídica ao determinar com clareza as informações que precisam ser comunicadas ao órgão”, disse.
O servidor destacou, ainda, a importância do evento, uma vez que todos, pessoas físicas e organizações, estão sujeitos a ataques. Enfatizou, também, que, mais do que saber o que é fazer, é preciso treinar os procedimentos de forma a minimizar danos à própria organização e a terceiros.
“No Brasil, a cultura de Proteção de Dados ainda não está plenamente disseminada, mas iniciativas como esta, da Fiesp, têm muito a contribuir”, concluiu.
O exercício consistiu em uma série de questões nas quais era descrita uma situação em uma empresa hipotética. Os participantes, desempenhando o papel de funcionários, deveriam, então, escolher como agir para evitar ou minimizar os danos de um possível incidente de segurança.
Além do Diretor-Presidente, participaram do evento, Fabrício Lopes, Coordenador-Geral de Fiscalização; e Gustavo Bruzzeguez, Coordenador de Tecnologia na Coordenação-Geral de Tecnologia e Pesquisa.