Eurocopa da UEFA é usada em golpes online

Cibercriminosos se aproveitam do entusiasmo dos fãs para vender ingressos falsos e pacotes de viagem que não existem

Compartilhar:

Dois dos maiores eventos do futebol – a Copa América Centenário e Eurocopa da UEFA – estão acontecendo este mês. “Fãs de futebol em todo o continente americano e na Europa estão tentando chegar o mais perto possível dos jogos, seja conseguindo ingressos para uma partida importante, ou pelo menos jogando games relacionados a esse esporte. Acontece que os cibercriminosos também são fãs de grandes eventos como estes, porque são momentos muito favoráveis para se aproveitarem do entusiasmo dos fãs”, diz Michael Salat, Gerente de Inteligência de Ameaças Móveis da Avast.

Cuidado com os golpes on-line

Eles se aproveitam justamente dos mais fanáticos, aqueles que ficam animados quando veem, por exemplo, ingressos para jogos importantes sendo anunciados na internet a preços mais baixos do que nos locais oficiais da Copa América e da UEFA: “Os cibercriminosos sabem perfeitamente quanto esses ingressos são desejados pelos torcedores. E para pegá-los, criaram sites de phishing, páginas de phishing em redes sociais e campanhas de e-mail para enganar as pessoas e fazê-las pagar por ingressos que não existem”, lembra Salat.

Segundo a Associação dos Governos Municipais da Inglaterra, há bilhetes falsos para jogos e outros eventos deste verão europeu sendo vendidos em redes sociais como Facebook e Twitter. Em março, a UEFA fez um alerta aos torcedores sobre a venda de ingressos falsificados e pacotes de viagem que não existem, recomendando que comprem apenas de revendedores confiáveis ou autorizados.

Seja cauteloso com os aplicativos móveis que você baixar

A equipe de malware móvel da Avast já localizou quatro aplicativos de jogos de futebol na loja Google Play que são praticamente imitações do popular aplicativo FIFA. Esses aplicativos simplesmente bombardeiam os usuários com anúncios, quando eles tentam jogar. Três dos aplicativos têm exatamente o mesmo nome, Soccer 2016, e o quarto é chamado Football 2016-2025. Os aplicativos deviam permitir que os usuários jogassem um bom game de futebol em seus smartphones, mas em vez disso exibem uma quantidade frustrante de anúncios. Eles parecem ter sido criados pelo mesmo desenvolvedor, mas foram enviados para o Google Play, sob diferentes nomes de autores – o desenvolvedor pode estar tentando desviar a atenção do fato de que ele publicou sozinho todos os aplicativos, para ganhar dinheiro através da exibição de anúncios para os usuários.

Embora esses aplicativos não sejam exatamente ‘malware’, eles se aproveitam das pessoas que estão no espírito do campeonato, despejando anúncios sobre elas para conseguir dinheiro.

Desfrute dos jogos sem correr quaisquer riscos

É compreensível que os fãs façam de tudo para conseguir ingressos para os jogos, mas isso não vale o risco de que se caia nas armadilhas on-line. Para evitar que percam o dinheiro para criminosos virtuais, Salat recomenda que só se comprem ingressos nos sites oficiais da UEFA e da Copa América e que só se compre transporte e hospedagem de sites confiáveis. “Se você está procurando um game para celular seguro e divertido, não se esqueça de ler cuidadosamente os comentários do aplicativo antes de instalá-lo e verifique se você tem também um anti-vírus no seu telefone”, completa.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Epidemia de ransomware e expansão da IA em cibersegurança são destaques em relatório

Os pontos altos do relatório anual incluem uma análise sobre a difusão do ransomware desde 2023 e que segue avançando...
Security Report | Overview

Como usar ChatGPT, Gemini e outras IAs com segurança

As ferramentas de IA podem ser encontradas em todos os lugares, de sistemas operacionais e aplicativos de escritório a editores...
Security Report | Overview

Nuvem é a maior área de risco para 78% dos decisores de TI e Segurança

Pesquisa ainda indica que configurações incorretas e falta de gerenciamento preventivo também são preocupações. Além disso, 72% dos profissionais ouvidos...
Security Report | Overview

Volume total global de malware cresceu 11% no último ano, aponta relatório

Relatório ainda aponta que os números globais de ransomware tiveram quedas de 36%. Ainda assim, durante os meses do verão...