A Prefeitura de Entre Rios do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou uma nota pública em seu site oficial hoje (18), confirmando que foi alvo de um incidente cibernético que gerou perdas de R$ 196.500,00 nas verbas públicas do poder Executivo. A nota não deu detalhes adicionais sobre a natureza do ataque ou se algum dado interno foi exposto.
A quantia estava armazenada na conta do Fundo Municipal de Saúde, mantida na Caixa Econômica Federal. Esses valores são uma modalidade de gestão dos recursos financeiros destinados a custear a implantação, manutenção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A transação ocorreu no dia 10 de setembro e teve como destino uma empresa localizada em Pirai do Sul, no estado do Paraná, sem qualquer relação de fornecimento com o município. “A anormalidade foi identificada imediatamente e, desde então, estão sendo tomadas todas as providências jurídicas e administrativas cabíveis”, acrescenta o comunicado.
A nota explica também que essa modalidade de crime cibernético foi também registrada em outras cidades das proximidades, na região Noroeste gaúcha. Esse fato indicaria uma atuação de quadrilhas especializadas em fraudes digitais. A prefeitura acionou a Polícia Civil do estado e aponta para a necessidade de se fortalecer as medidas locais de Segurança Cibernética.
“Por fim, o Governo Municipal reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. O caso segue sob apuração, com o acompanhamento rigoroso das autoridades competentes”, conclui a mensagem.
O ciberataque à Entre Rios do Sul já é o 16º incidente cibernético publicado pela Security Report em 2025, conforme indica o Painel de Incidentes deste ano. Antes dele, o caso mais recente se deu no final de agosto, quando o CyberGAECO de Santa Catarina desarticulou um grupo de agentes de ameaça responsáveis por comprometer acessos de servidores públicos da Prefeitura de São José.
A Security Report divulga, na íntegra, nota publicada pela prefeitura de Entre Rios do Sul:
“A Prefeitura de Entre Rios do Sul divulgou nesta quinta-feira (18), que foi alvo de um ataque hacker que resultou na transferência indevida de R$ 196.500,00 da conta do Fundo Municipal de Saúde, mantida na Caixa Econômica Federal. A transação ocorreu no dia 10 de setembro e teve como destino uma empresa localizada em Pirai do Sul, Estado do Paraná, sem qualquer relação de fornecimento com o município.
A conta em questão é destinada exclusivamente a pagamentos específicos e não possui movimentações diárias. A anormalidade foi identificada imediatamente e, desde então, estão sendo tomadas todas as providências jurídicas e administrativas cabíveis. A ocorrência foi registrada na Polícia Civil.
Segundo a Administração Municipal, este tipo de crime já foi registrado em outras cidades da região, indicando a atuação de quadrilhas especializadas em fraudes digitais. O episódio reforça a necessidade de fortalecimento constante das medidas de segurança cibernética, especialmente por parte das instituições financeiras.
Por fim, o Governo Municipal reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. O caso segue sob apuração, com o acompanhamento rigoroso das autoridades competentes.”