Distribuidora de petróleo na Alemanha é vítima de ataque cibernético

Segundo nota divulgada, uma investigação está em andamento, juntamente com especialistas externos e com as autoridades competentes. Todos os terminais continuam operando com segurança

Compartilhar:

As empresas, Oiltanking GmbH Group e revendedor de óleo mineral Mabanaft GmbH & Co. KG Group, revelaram que descobriram em 29 de janeiro que foram atingidas por um ataque cibernético que interrompeu seus sistemas de TI e cadeia de suprimentos.

 

Um porta-voz comenta que a subsidiária alemã da petrolífera, conseguiu “redirecionar para depósitos alternativos de abastecimento por enquanto”. Em declaração conjunta, a Oiltanking e a Mabanaft comentam que estão trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível e entender todo o seu escopo.

 

“Estamos realizando uma investigação completa, juntamente com especialistas externos e colaborando estreitamente com as autoridades competentes. Todos os terminais continuam operando com segurança”, diz comunicado.

 

Os terminais da Oiltanking Deutschland GmbH & Co. KG, que é uma unidade da Mabanaft, estão operando com capacidade limitada e declararam força maior, assim como a Mabanaft Deutschland GmbH & Co. KG para a maioria de suas atividades de abastecimento terrestre na Alemanha.

 

Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point, avalia a tendência cada vez mais forte de ataques de ransomware contra infraestruturas críticas. Para Falchi, os cibercriminosos miram na dor das pessoas para atingi-las.

 

“O recente ataque cibernético ao Oiltanking Deutschland ressalta uma clara tendência de grupos de ransomware visando as infraestruturas críticas. Em 2021, o setor global de serviços públicos (Utilities) viu um aumento impressionante de 274% no número médio de ataques semanais às organizações deste setor em comparação com 2020, de acordo com o último relatório de segurança da Check Point Research (CPR)”, destaca executivo.

 

Para Fernando, a escolha por atacar a Oiltanking Deutschland foi altamente estratégica por parte dos cibercriminosos, já que eles estão procurando um efeito bola de neve.

 

“Os preços do gás podem rapidamente sair do controle. O dia-a-dia das pessoas pode ser afetado. Tudo isso pode agravar a pressão sem precedentes sobre as vítimas do ransomware para cederem e atenderem às demandas do cibercriminoso por trás do ataque à Oiltanking Deutschland. Recomendo enfaticamente aos usuários que aprendam e se conscientizem sobre como prevenir o ransomware. Eduque seus funcionários; instale medidas de segurança. E seja mais vigilante nos fins de semana e feriados, pois os grupos de ransomware gostam de tirar vantagem durante esses períodos”, finaliza Falchi.

 

*Com informações da Agência Reuters 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia novo Centro de Competência em SI

Conhecimentos gerados nos Centros vão apontar novos caminhos para atender aos desafios futuros impostos ao setor industrial. Iniciativa receberá investimento...
Security Report | Overview

71% dos brasileiros não reconhecem uso de deepfake em vídeos

Segundo estudo apresentado pela Kaspersky, o dado mostra o nível de sofisticação que as ferramentas do tipo atingiram, representando um...
Security Report | Overview

Planejamento e comunicação com business ainda são desafios dos CISOs?

De acordo com dados do Gartner, os investimentos em Cibersegurança devem crescer exponencialmente no próximo ano, movidos por um cenário...
Security Report | Overview

Mais de 253 mil senhas foram disponibilizadas na deep e na dark web no primeiro trimestre

Estudo feito pelo SafeLabs para o Dia Mundial da Senha revela que os dados que deveriam ser sigilosos continuam à...