Cuiabá Esporte Clube sofre invasão cibernética e tem conta suspensa em rede social

O problema teve início no meio da tarde de ontem (09) e a página sequer aparece nos resultados de busca. Clube afirmou que já está em contato com o suporte da rede social e espera que o contratempo seja solucionado ainda hoje (10)

Compartilhar:

O Cuiabá Esporte Clube teve sua conta oficial no Instagram suspensa temporariamente após suposto ataque hacker sofrido nesta quarta-feira (10). O problema teve início no meio da tarde e a página sequer aparece nos resultados de busca.

Em contato com a reportagem do Globo Esporte, o clube afirmou que já está em contato com o suporte da rede social e espera que o contratempo seja solucionado hoje. O Dourado possuía mais de 300 mil seguidores no Instagram antes da suspensão. No total, são cerca de 540 mil seguidores em todos os perfis oficiais do clube nas redes sociais.

Na manhã desta quinta-feira (10), a Security Report entrou em contato com a assessoria do Cuiabá EC, mas até o momento, não obteve retorno.

Em novembro de 2022, o Esporte Clube Vitória teve a conta da TV Vitória no YouTube invadida pelos cibercriminosos. Na ocasião, dois conteúdos, provavelmente publicados pelos invasores, ficaram disponíveis aos usuários e que apresentavam uma espécie de tutorial sobre CRACK, um pequeno software usado para quebrar um sistema de segurança. Sobre esses vídeos, o EC Vitória chegou a informar que não tem nenhuma ligação com esses conteúdos postados.

Em junho do último ano, o FlaTV, canal de vídeos e transmissões no YouTube do Flamengo, passou por uma situação parecida. Segundo relatos de usuários, o perfil começou a exibir uma transmissão ao vivo sobre bitcoins, além disso, os cibercriminosos responsáveis pela invasão chegaram a mudar a imagem da conta, trocaram as thumbs e apagaram conteúdos.

Na época, o clube confirmou a invasão e ressaltou que ao identificar a ação, tomou todas as providências e conseguiu recuperar o acesso e todos os vídeos do canal. O Flamengo afirma também que não houve prejuízo financeiro ou perda de conteúdo. O time ainda chegou a brincar com o ocorrido em seu perfil no Twitter ao postar “Até o hacker se liga na FlaTV, e você tá esperando o quê? Inscreva-se no maior canal de clubes das américas!”

*Com informações do GE



Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...