Ciberataque tira do ar site de gestora do Aeroporto de Guarulhos

Agente de ameaças que assumiu a autoria dos incidentes de DDoS contra a USP e o STJ também disse ter derrubado o site vinculado ao maior aeroporto do país. Em nota, a GRU Airport informou que a página permaneceu instável apenas por algumas horas

Compartilhar:

A GRU Airport, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, confirmou a ocorrência de um ataque cibernético contra seu portal oficial, por meio de nota enviada à Security Report.

 

Relatos de que um ataque de DDoS poderia ter mirado a companhia começaram a circular nesse fim de semana, quando um agente hostil denominado Azael declarou que moveria uma nova campanha contra a gestora do aeroporto. Esse mesmo agente hostil estaria por trás dos ataques contra a Universidade de São Paulo (USP), e contra o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

Em nota enviada à Security Report, a organização informa que não foram detectados quaisquer impactos às operações usuais do aeroporto. Além disso, a instabilidade e retirada do ar do portal se prolongaram por apenas algumas horas após de detectado o ocorrido.

 

O comunicado, todavia, não confirma qual a natureza do incidente que impactou o site, e da mesma forma, não comenta se houve perda de dados pessoais de clientes e funcionários, ou mesmo se as autoridades competentes já estão em processo de investigação. “A companhia destaca que adotou todos os protocolos de segurança e que o site já foi restabelecido”, conclui.

 

Recentemente, uma série de instituições brasileiras têm enfrentado instabilidades em seus sites oficiais. No caso do STJ, houve confirmação do tribunal de que o incidente gerou fortes instabilidades devido a picos de acesso à página. De acordo com o setor de Tecnologia da Informação do tribunal, os controles restritivos de acesso visam barrar novos ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS).

 

Já no caso da USP, a Universidade enfrentou um longo período de instabilidade em seu site, o que impactou o tráfego usual de alunos e professores aos serviços essenciais. Porém, de acordo com comunicado enviado à Security Report, o incidente teria ocorrido devido a problemas técnicos internos, e não em decorrência da ação de um agente hostil.

 

 

A Security Report publica, na íntegra, nota enviada pela GRU Airport:

 

“NOTA À IMPRENSA

 A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que, na tarde do último sábado (15), um ataque cibernético ao site oficial da companhia deixou a página instável e fora do ar por algumas horas. Não houve, porém, qualquer impacto às operações.

 

A companhia destaca que adotou todos os protocolos de segurança e que o site já foi restabelecido.

 

Gerência de Comunicação e Governança
GRU Airport”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Vazamento de dados em Pernambuco expõe desafios do Governo e reacende debate entre CISOs

Incidente com mais de 9 milhões de registros, confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, alimenta debate no grupo de CISOs...
Security Report | Destaques

Infoblox adquire Axur e reforça tendência de plataformas unificadas contra riscos digitais

Movimento marca a expansão da gigante de DNS para além do perímetro tradicional e reflete a maturidade da consolidação no...
Security Report | Destaques

Por que a gestão de terceiros será prioridade para CISOs em 2026?

Relatório Global Cybersecurity Outlook 2026, do WEF, alerta para riscos e vulnerabilidades na cadeia de suprimentos e aponta melhores práticas...
Security Report | Destaques

Fraude cibernética supera ransomware como maior preocupação de líderes em 2026

De acordo com o novo relatório do World Economic Forum, 73% dos líderes afirmaram que eles ou alguém em sua...