Universidade de São Paulo nega ataque hacker após instabilidades no site

O site oficial da universidade pública enfrentou períodos de instabilidade durante essa semana, o que impediu acesso dos usuários docentes e estudantes aos serviços básicos da instituição. Em nota enviada à Security Report, a USP negou a possibilidade de um ciberataque, atribuindo o incidente a questões técnicas

Compartilhar:

A Universidade de São Paulo (USP) enfrentou um longo período de instabilidade em seu site nesta semana, o que impactou o tráfego usual de alunos e professores aos serviços essenciais oferecidos pela plataforma. Porém, de acordo com comunicado enviado à Security Report, o incidente teria ocorrido devido a problemas técnicos internos, e não em decorrência da ação de um agente hostil.

 

Nessas últimas semanas, diversas instituições públicas foram alvos de ataques de DDoS visando inviabilizar o acesso aos seus sites oficiais, como foi o caso do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que identificou ações direcionadas ao portal, que foram combatidas pelo time de Tecnologia da Corte. Porém, o site permaneceu instável por alguns dias devido às medidas de restrição de acesso tomadas.

 

Neste novo caso, a USP informou, por meio de nota, que a causa para as situações de instabilidade envolveriam questões técnicas da instituição, descartando a ideia de que também teria havido uma ação cibercriminosa sobre o portal. No momento de publicação dessa matéria, os domínios digitais da universidade já podiam ser acessados normalmente.

 

A Superintendência de Tecnologia da Informação da USP informou ainda, que, apesar dessa questão, eles se prontificaram em resolver as pendências da falta de estabilidade do site. “Estamos trabalhando fortemente para resolver essa questão o mais rápido possível”, explica a mensagem.

 

As instituições públicas de educação no Brasil têm sofrido com novos impactos gerados por crimes cibernéticos nos últimos meses. Um caso recente foi o da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que teve seu site oficial paralisado justamente devido a um ataque de DDoS. De acordo com a nota publicada, a Unifap pediu desculpas pelos transtornos causados e que seguia trabalhando para normalizar os acessos.

 

Além desse caso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) recebeu diversos alertas de estudantes no último mês de janeiro, alertando para a exposição de seus dados devido a uma falha exposta no site. Os alunos relataram que, ao acessar suas contas no site do Fies, a página era redirecionada a outro endereço, em que ficavam evidentes nomes, CPFs, endereço, dados de renda, notas do Enem de outros cadastrados no programa.

 

O comunicado oficial da USP, enviado à Security Report, afirmou o seguinte:

 

“Estamos enfrentando algumas instabilidades no site da Universidade de São Paulo/USP e nos Sistemas Corporativos da USP, devido a questões técnicas. Estamos trabalhando fortemente para resolver essa questão o mais rápido possível”.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

De CISO para CISO: 8 pilares para mudar a Cibersegurança ainda em 2025

Na visão de Bruno Moraes, fundador do Cyber Horizon Group, o mercado brasileiro precisa virar a chave da Cibersegurança. Em...
Security Report | Destaques

Gerente do Banco da Amazônia é preso por facilitar fraude cibernética

O mandado foi executado em Santa Inês, no Maranhão, contra um suspeito de facilitar a fraude de R$ 107 milhões...
Security Report | Destaques

Operação conjunta prende dois novos envolvidos no incidente da C&M

A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público de São Paulo, deflagraram a operação Magna Fraus em Goiás e no...
Security Report | Destaques

“A linguagem de risco consiste em dinheiro”, diz CEO da Qualys

Durante a abertura do Cyber Risk Conference Brazil, o CEO da Qualys, Sumedh Thakar, defendeu que traduzir o risco cibernético...