A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a sua última campanha de 2025 que foca na prevenção contra golpes digitais. Segundo a agência, o Movimento #FiqueEsperto de 2025 alerta que os criminosos costumam se aproveitar do aumento do volume de compras online no final do ano. Nesse período, a campanha reforça que o número da circulação de ofertas duvidosas e práticas enganosas que podem levar os consumidores a prejuízos financeiros também tende a aumentar.
A Anatel explica que com a intensificação do comércio eletrônico, torna-se ainda mais importante verificar com cuidado a autenticidade de sites, anúncios e condições anunciadas antes de finalizar uma compra. Assim, para reduzir riscos e garantir uma compra mais segura, a recomendação é adotar cuidados simples, como checar a reputação das lojas, desconfiar de preços muito abaixo do mercado e evitar clicar em links suspeitos.
A campanha reforça orientações práticas que ajudam a evitar prejuízos. Uma das principais é desconfiar de ofertas excessivamente vantajosas, especialmente quando enviadas por e-mail, SMS ou mensagens instantâneas. Práticas enganosas costumam incluir links maliciosos, supostas promoções com validade urgente ou notificações falsas sobre entregas. Ao receber comunicações sobre descontos, parcelas especiais, problemas em pedidos ou atualizações de entrega, o consumidor deve confirmar diretamente no aplicativo ou no site oficial da loja.
O alerta também vale para solicitações de pagamento por meios atípicos, como Pix para contas pessoais ou boletos enviados por e-mail, que podem ser falsificados. Outro cuidado essencial é garantir que o dispositivo usado nas compras (celular ou computador) esteja com o sistema operacional atualizado. Sistemas e aplicativos desatualizados aumentam o risco de exposição a programas maliciosos e vazamento de dados. A campanha da Anatel defende em suas s mensagens distribuídas por e-mail, SMS e cards nas redes sociais, o Movimento: #FiqueEsperto e faça compras online com segurança.