Painel de Incidentes Cibernéticos 2022

A linha do tempo foi atualizada com o caso envolvendo a SPTrans, que, em desdobramento ocorrido na terça feira, o DEIC cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra possíveis suspeitos de vazarem dados de cadastrados no Bilhete Único

Compartilhar:

O infográfico Painel de Ataques Cibernéticos é um mapa permanente da Security Report tem atualizado de acordo com os vazamentos e incidentes que impactam as empresas brasileiras. Com início em janeiro de 2021, ele mostra a evolução dos principais ataques e vazamentos cibernéticos reportados por empresas públicas e privadas brasileiras ou que atuem no País, além dos desdobramentos dos casos.

 

A linha do tempo foi atualizada com o desdobramento do incidente contra a SPTrans, em dezembro. Depois da autarquia ter informado a corrência de um incidente cibernético à Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil do Estado de SP, as autoridades cumpriram na última terça-feria (31) dois mandados de busca e apreensão em endereço ligado à suspeitos do vazamento de dados na SPTrans. a Operação resultou em  recolhimento de dois dispositivos eletrônicos encontrados no local, que serão analisados para fins de esclarecimento do caso.

 

O órgão de transportes públicos do município informara as autoridades em 23 de dezembro que descobrira do vazamento dos dados de 13 milhões de cadastros do Bilhete Único paulistano. Entre as informações expostas estavam  nome, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número de telefone, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail, entre outros, além de login e senha do portal de serviços da SPTrans na internet.

 

 

O compromisso da publicação é acompanhar os principais incidentes cibernéticos notificados por fontes oficiais da empresa, com informações obtidas pelas áreas de Marketing, Comunicação, Jurídico ou qualquer outra que se pronuncie em nome da organização.

 

Temos uma Lei Geral de Proteção de Dados em vigor e as organizações precisam amadurecer os seus modelos e saber que reportar incidentes cibernéticos é uma obrigatoriedade. Dessa forma, nossa equipe estará atenta a toda e qualquer notificação, mas também estamos abertos a informações advindas de nossa comunidade e de todos aqueles que estejam dispostos a colaborar com a intenção de compartilhar informação e, com isso, contribuir para elevar o nível de maturidade da segurança cibernética no País.

 

O Painel de Incidentes Cibernéticos ficará permanentemente no ar, no portal Security Report. Ele foi uma sugestão de um dos CISOs que participa da nossa comunidade Security Leaders e, com certeza, será uma grande contribuição para todos os profissionais de SI.

 

Sendo assim, vamos mantê-lo aberto a colaboração de todos, com a possibilidade de enviarem informações úteis compartilhando conteúdos que democratizem cada vez mais esse conhecimento. Essa comunicação poderá ser feita por meio do e-mail: lmachado@conteudoeditorial.com.br

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Toyota Brasil apura possível vazamento de documentos internos

Desde o último fim de semana, grupos de threat intel presentes na Dark Web apontaram que a gangue de ransomware...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do DF prende suspeitos de roubar 76 milhões de senhas pessoais e governamentais

De acordo com a corporação, os hackers chegaram a incluir todas as credenciais comprometidas em um banco de dados, visando...