Um dia depois do ataque cibernético afetar os sistemas da Unimed Cuiabá, outra cooperativa foi comprometida, desta vez a unidade Vale do Taquari e Rio Pardo. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (26), a Unimed VTRP confirmou que investiga o incidente cibernético e ressaltou que segue atuando para o restabelecimento desses serviços.
“Todas as equipes técnicas e administrativas da Cooperativa estão mobilizadas para minimizar os problemas a seus clientes e parceiros”, diz a nota. Ainda de acordo com a cooperativa, até o presente momento, não há previsão para a retomada da operação dos sistemas.
O setor de saúde sofre com os constantes ataques cibernéticos, que afetam os serviços prestados aos pacientes. De acordo com estudo produzido pelo laboratório de pesquisas da Netskope, os ciberataques em busca de dados de saúde cresceram 10% em 2023, com a área se posicionando entre os mais afetados entre as “mega violações”, que ultrapassam a média de um milhão de registros roubados.
Em janeiro deste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro chegou a sofrer uma invasão hacker em seu sistema. Na ocasião, de acordo com a instituição, apenas as consultas marcadas anteriormente ao ciberataque foram feitas, enquanto o agendamento de novas consultas seguia suspenso.
O INCA informou ainda, na época do incidente, que os programas de segurança interna do sistema foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais.
A Security Report disponibiliza o comunicado da Unimed VTRP na íntegra:
“A Unimed VTRP investiga um ataque cibernético ocorrido nesta terça-feira (26/03) e atua para o restabelecimento dos serviços. Todas as equipes técnicas e administrativas da Cooperativa estão mobilizadas para minimizar os problemas a seus clientes e parceiros.
Ainda não há previsão para a retomada da operação normal dos sistemas.
Caso os clientes do SOS Unimed necessitem de atendimento de urgência e emergência, o contato deve ser realizado pelo telefone (51) 98146-9025.”