[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Após sofrer ciberataque, site da Biblioteca Nacional volta ao ar

Em nota publicada no perfil oficial no Instagram, instituição comenta que 5% dos dados continuam comprometidos pelo ataque hacker. Os arquivos ainda permanecerão inacessíveis até que seja possível a sua recuperação

Compartilhar:

No último dia 11 de abril, o site da Biblioteca Nacional foi alvo de um ataque cibernético e precisou ser retirado rapidamente do ar. A instituição optou por retirar do ar todos os servidores como forma de amenizar os riscos e protegê-los dos possíveis danos causados pela invasão.

 

“Assim que nossa equipe técnica identificou os ataques, os nossos servidores foram retirados do ar, a fim de protegê-los. Quando tivermos total segurança, eles serão religados”, comentou a instituição em uma publicação no perfil oficial no Twitter.

 

O site foi ativado em 13 de abril, mas foi novamente vítima de uma segunda invasão, o que fez a Biblioteca Nacional desativar a plataforma mais uma vez, permanecendo assim até essa última segunda-feira (26).

 

A instituição confirmou a volta do site ao ar através de uma nota divulgada no perfil oficial da instituição no Instagram. A plataforma volta à ativa, após 15 dias depois ser alvo de dois ataques cibernéticos.

 

Ainda segundo a nota, serviços importantes, como a Hemeroteca Digital, estão novamente acessíveis para acesso e consulta. “Esse incidente ressaltou ainda mais o papel fundamental da Biblioteca Nacional na preservação de parte da memória nacional e mundial, alertando a todos a relevância e urgência de cuidados com segurança e preservação digitais”.

 

A instituição destacou também o impacto nos arquivos afetados após o ataque e comenta que por volta de 5% dos dados continuam comprometidos. Os arquivos permanecerão inacessíveis até que seja possível a sua recuperação.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ALLOS eleva maturidade em Segurança Cibernética com jornada tecnológica

Em parceria com a NetSecurity, a administradora de shoppings conseguiu integrar e automatizar processos, proporcionando uma resposta eficaz a incidentes...
Security Report | Destaques

Eneva aposta em assessment para construir uma infraestrutura de segurança resiliente

Em parceria com a Cisco, a empresa decidiu priorizar uma abordagem personalizada para construir uma infraestrutura sólida e robusta. Case...
Security Report | Destaques

Prêmio Security Leaders: inscrições abertas

O Prêmio mais cobiçado do mercado de Segurança da Informação e Cibernética está no ar. Líderes, Heads e CISOs podem...
Security Report | Destaques

O Burnout Silencioso dos CISOs

Cada vez mais pesquisas de instituições relevantes apontam um processo acentuado de exaustão por parte dos Líderes de Segurança em...