Após incidente cibernético, Prefeitura de Santa Cruz do Sul suspende serviços temporariamente

Departamento de TI realizou o isolamento da rede da instituição e os serviços de telefonia e internet foram interrompidos. Segundo jornais locais, não há indícios de vazamento de dados

Compartilhar:

Devido a um ataque cibernético à rede de computadores da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, o Centro Administrativo do município foi suspenso nesta segunda-feira (29), uma vez que o acesso à internet e rede telefônica foram prejudicados. O portal do órgão segue fora do ar após o incidente.

 

O cibercrime, que ocorreu na semana passada, também afetou o processo seletivo para a Secretaria de Educação. As inscrições foram prorrogadas em dois dias, a partir do momento que os serviços do site normalizarem.

 

De acordo com jornais locais, o Departamento de TI realizou o isolamento da rede e os serviços de telefonia e internet foram interrompidos tanto no Palacinho da Praça da Bandeira quanto no Centro Administrativo I. Este último abriga as secretarias de Administração, Fazenda, Planejamento e Governança, Educação, e Habitação e Regularização Fundiária. Além disso, não há indícios de vazamento de dados.

 

Nesta segunda-feira (29), foi possível liberar o acesso remoto a dois sistemas armazenados na nuvem. Um deles é utilizado pela Secretaria de Administração e o outro pela Secretaria de Fazenda. Entretanto, o Setor de TI está conduzindo testes internos em sistemas das secretarias e trabalhando na recuperação dos ambientes afetados.

 

Não é a primeira vez que sites de prefeituras sofrem com ciberataques. No mês de dezembro passado, a Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, informou impactos ao passar por incidente cibernético. A Prefeitura de Taboão da Serra, em São Paulo, também foi vítima e teve seu portal oficial temporariamente indisponível. “Diariamente, através do Departamento de Tecnologia da Informação são realizadas ações contra as tentativas de ataques e, sites que fazem indexações indevidas utilizando o nome da Prefeitura”, explicou o órgão em seu comunicado oficial.

 

Security Report entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Santa Cruz, mas até o fechamento da matéria, não obteve retorno para mais esclarecimentos. A nota será atualizada com o pronunciamento do órgão público.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AT&T comunica acesso indevido aos dados dos clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes foram baixados ilegalmente. Em nota, a companhia...
Security Report | Destaques

“Transparência é o fator-chave da relação entre SI e empresa”, afirma Gil Vega, CISO da Veeam

O atual líder de Segurança da Informação da vendor falou com exclusividade à Security Report sobre sua trajetória em diversos...
Security Report | Destaques

BRASPRESS retoma funcionamento do site oficial após ataque de ransomware

Incidente que causou a parada de diversos sistemas operacionais da companhia se deu ainda no começo dessa semana, e forçou...
Security Report | Destaques

Problemas técnicos causam perda de dados de 39 mil chaves Pix da 99Pay

Incidente ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho desse ano foi revelado pelo próprio Banco Central do Brasil...