Após incidente cibernético, Prefeitura de Poços de Caldas anuncia restabelecimento dos serviços

Em nota, a administração municipal explicou que segue trabalhando para resolver a situação, garantindo a retomada dos serviços públicos de forma segura e eficiente. Especialistas em segurança cibernética também foram mobilizados para identificar a origem do incidente e implementar medidas para prevenir futuras invasões

Compartilhar:

Nesta quinta-feira (07), a Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, informou que os sistemas do órgão estão sendo restabelecidos após um possível ataque cibernético. Segundo comunicado, a administração municipal segue trabalhando para resolver a situação, garantindo a retomada dos serviços públicos de forma segura e eficiente.

“Os serviços, como o Diário Oficial do Município, consultas públicas e documentos, já estão disponíveis para a população. No entanto, a Prefeitura ressalta que o sistema está sendo atualizado de forma gradativa e interna”, destaca a nota. Ainda de acordo com o órgão, caso algum documento não esteja acessível, os usuários são orientados a aguardar, já que os servidores estão realizando os cadastros necessários para a completa regularização do sistema.

Diante do incidente, a Prefeitura contratou uma empresa para fornecer o sistema de gestão, além de adotar as providências necessárias para restabelecer o sistema. Especialistas em segurança cibernética também foram mobilizados para identificar a origem do ataque e implementar medidas para prevenir futuras invasões.

A administração municipal informou ainda que o possível crime cibernético foi devidamente registrado junto à Polícia Civil. “Medidas adicionais estão sendo adotadas para fortalecer a proteção do sistema e prevenir futuros incidentes”, completa o posicionamento.

Recentemente, no dia 27 de novembro deste ano, outra Prefeitura foi impactada, desta vez o órgão de Taboão da Serra – SP. O impacto se limitou ao portal oficial, que ficou temporariamente indisponível. “Diariamente, através do Departamento de Tecnologia da Informação são realizadas ações contra as tentativas de ataques e, sites que fazem indexações indevidas utilizando o nome da Prefeitura”, explica na ocasião.

A Security Report disponibiliza o comunicado da Prefeitura de Poços de Caldas na íntegra:

“A Prefeitura de Poços de Caldas informa que o sistema de gestão da Prefeitura está sendo restabelecido após um possível ataque cibernético que afetou o seu funcionamento. A administração municipal está empenhada em resolver a situação, garantindo a retomada dos serviços públicos de forma segura e eficiente.

Os serviços, como o Diário Oficial do Município, consultas públicas e documentos, já estão disponíveis para a população. No entanto, a Prefeitura ressalta que o sistema está sendo atualizado de forma gradativa e interna. Caso algum documento não esteja acessível nos próximos dias, os usuários são orientados a aguardar, pois os servidores estão realizando os cadastros necessários para a completa regularização do sistema.

A empresa contratada para fornecer o sistema de gestão da Prefeitura tomou as providências necessárias para restabelecer o sistema. Especialistas em segurança cibernética foram mobilizados para identificar a origem do ataque e implementar medidas para prevenir futuras invasões.

Diante do ocorrido, a administração municipal informa que o possível crime cibernético foi devidamente registrado junto à Polícia Civil.

A Prefeitura de Poços de Caldas reitera seu compromisso com a transparência e segurança dos dados dos cidadãos. Medidas adicionais estão sendo adotadas para fortalecer a proteção do sistema e prevenir futuros incidentes. A administração municipal agradece a compreensão da população durante esse período e reafirma seu empenho em oferecer serviços públicos de qualidade.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

De CISO para CISO: 8 pilares para mudar a Cibersegurança ainda em 2025

Na visão de Bruno Moraes, fundador do Cyber Horizon Group, o mercado brasileiro precisa virar a chave da Cibersegurança. Em...
Security Report | Destaques

Gerente do Banco da Amazônia é preso por facilitar fraude cibernética

O mandado foi executado em Santa Inês, no Maranhão, contra um suspeito de facilitar a fraude de R$ 107 milhões...
Security Report | Destaques

Operação conjunta prende dois novos envolvidos no incidente da C&M

A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público de São Paulo, deflagraram a operação Magna Fraus em Goiás e no...
Security Report | Destaques

“A linguagem de risco consiste em dinheiro”, diz CEO da Qualys

Durante a abertura do Cyber Risk Conference Brazil, o CEO da Qualys, Sumedh Thakar, defendeu que traduzir o risco cibernético...