A mineradora Vale teve documentos de uso interno expostos na internet devido a uma falha do Microsoft SharePoint, que permitiu a hackers resgatarem relatórios de ocorrências e incidentes de segurança. Vários arquivos ainda estão expostos no Google em um link de informações de “uso interno”.
A Security Report teve acesso ao link do Pastebin, onde haviam 3 links para o repositório Mega, porém esses já foram removidos.
No vazamento, os hackers deixaram uma mensagem de protesto, em virtude do recente caso em Brumadinho/MG. Confira a íntegra:
“Quanto vale uma vida?
Para a Vale do Rio Doce uma vida é apenas um número, uma cifra, um ponto estatístico, um risco mensurável na reputação da marca.
Achamos que teriam aprendido com experiências passadas, mas é simplesmente impossível que percebam valor de uma vida, se eu mato 65 pessoas sou retirado de circulação, se uma empresa do tamanho dela mata, recebem uma multa e continuam operando normalmente. Uma multa! Não é a toa que assim a vida também tenha um preço.
Eu e você todos temos um preço nessa tabela, é questão de tempo para sermos os próximos, assim que isso for rentável. Não iremos ficar quietos, lutaremos contra a estupidez com a informação.
Quanto vale a vida? A vida vale mais do que a vale.”
Procurada pela redação, a assessoria da Vale não se pronunciou até o fechamento dessa matéria.