A Avira identificou que 24% das detecções de ataques cibernéticos têm origem dos anúncios online maliciosos. O malvertising, uma combinação de malicious com advertising, geralmente é relacionado à divulgação de produtos e serviços diversos e que atuam por meio de kits de exploit ou engenharia social.
“Os incidentes envolvendo o malvertising estão crescendo e o mercado de anúncios online é sistematicamente vulnerável a ele. Com cerca de 24% de nossas detecções vinculadas aos anúncios online, este é – de fato – um canal estatisticamente significativo para que os criminosos virtuais atuem contra os internautas”, destaca Markus Hartung, especialista em segurança da Avira. “Nós acreditamos que este canal continuará a crescer nos próximos anos”.
O estudo da Avira foi baseado em uma amostra de 11,5 milhões de dispositivos ativos únicos, que desencadearam 3,67 milhões de detecções apuradas pelo Avira URL Cloud. A grande maioria dessas detecções foi de malware (2,4 milhões) seguido de phishing (817 mil), motores de busca maliciosos (311 mil) e aplicativos potencialmente indesejados.
Dentro deste conjunto de detecções de antivírus, 894 mil vieram de apenas cinco redes publicitárias. “Sabíamos que o problema era grande, mas isso nos surpreendeu. Nós também acreditamos que o problema seja ainda maior, pois há uma série de redes de publicidade menores espalhadas pela Web, mas que atuam fortemente com anúncios suspeitos”, acrescentou.
Os cinco domínios com mais anúncios maliciosos detectados:
– Traffichaus.com – 390 mil ocorrências;
– Adnetworkperformance.com – 190 mil ocorrências;
– Facebookdating.link – 111 mil ocorrências;
– Hilltopads.net – 102 mil ocorrências;
– Adhoc1.net – 101 mil ocorrências;