O Beehive Cybersecurity, grupo composto por pesquisadores de segurança, especialistas jurídicos e analistas de ameaças, alertou neste domingo (04) os usuários para alterarem suas senhas no aplicativo TikTok devido a uma violação massiva de dados.
“Este é um aviso prévio. O TikTok supostamente sofreu uma violação de dados e, se for verdade, pode haver consequências nos próximos dias. Recomendamos que você altere sua senha e ative a autenticação de dois fatores, caso ainda não tenha feito isso”, diz mensagem publicada. Ainda segundo informações, dados da plataforma também estariam à venda em um fórum da Dark Web, inclusive com senhas dos usuários.
A redação da Security Report entrou em contato com a assessora do TikTok para verificar se o caso realmente procede e a plataforma afirmou que prioriza a privacidade e a segurança dos dados dos usuários e que o “time de segurança investigou o ocorrido e não encontrou evidências de uma falha na segurança”, ressalta nota enviada na manhã desta segunda-feira (05).
Essa não é a primeira vez que o TikTok sofre com supostas vulnerabilidades. Em 2021, a Check Point descobriu uma vulnerabilidade no recurso “Encontrar Amigos” do TikTok que contornou suas proteções de privacidade.
Se não fosse corrigida, a vulnerabilidade teria permitido um cibercriminoso acessar os detalhes de perfil de um usuário (nome, número de telefone, foto, avatar, identificações exclusivas e até configurações) tornando possível construir um banco de dados para uso em atividades maliciosas. A falha foi comunicada aos responsáveis pelo TikTok que posteriormente disponibilizaram uma atualização que solucionou a vulnerabilidade.