Smartphones podem virar chaves de carro seguras no futuro

Parceria entre Gemalto e Valeo deve criar sistema protegido de travas, controle de aplicativos e acesso remoto de dados do veículo através de Bluetooth

Compartilhar:

A Valeo firmou parceria com a Gemalto para garantir a segurança de seu sistema de chaves de carro virtuais denominado Valeo InBlue®. Com o Valeo InBlue®, os motoristas podem usar seu smartphone ou relógio conectado para travar, destravar e ligar seu carro, controlar aplicativos e acessar remotamente os dados úteis do veículo usando Bluetooth®.

 

Essa inovação é baseada em um equipamento incorporado, conectado a um Kit de desenvolvimento de smartphone (SDK na sigla em inglês) que hospeda uma chave virtual do carro fornecida pela plataforma baseada em nuvem da Valeo.

 

O Valeo InBlue® utiliza a solução Allynis Trusted Services Hub (TSH) da Gemalto para oferecer implementação e gerenciamento de ciclo de vida útil pelo ar (em inglês, Over-The-Air – OTA) de aplicativos e credenciais sensíveis para veículos. Graças às soluções de segurança da Gemalto, as chaves de carro virtuais são enviadas em segurança para smartphones e armazenadas com um alto nível de segurança, que é comparável às soluções de pagamento via dispositivos móveis atuais que estão sendo implementadas em bancos de todo o mundo.

 

O Valeo InBlue® é compatível com smartphones Android e iOS em qualquer rede móvel. Essa solução fácil de implementar torna a tecnologia possível de ser utilizada em qualquer mercado.

 

“Em 2015, 1,4 bilhão de smartphones foram vendidos em todo o mundo, e espera-se que o número de relógios inteligentes alcance 50 milhões este ano, abrindo as portas para um mundo de possibilidades aproveitando dispositivos com aplicativos para carros inteligentes”, disse Marc Vrecko, Presidente do Grupo Empresarial para Conforto e Assistência ao Motorista da Valeo. “A Gemalto é pioneira em tecnologia segura para carros conectados e seu comprovado Trusted Service Hub nos ajudou a oferecer serviços de última geração, com segurança aprimorada para motoristas e fabricantes de carros”.

 

Com o Valeo InBlue®, usuários autorizados poderão registrar remotamente novos dispositivos conectados para uso com um veículo e receber informações do veículo como localização do carro e nível de combustível, possibilitando compartilhamento seguro e fácil do carro e aluguéis simplificados.

 

“As pessoas adoram seus carros tanto quanto seus dispositivos conectados. A convergência dos dois está transformando o setor automotivo, aprimorando o desempenho, a segurança e o conforto dos motoristas, e é um trampolim para os novos serviços de mobilidade que estão por vir, começando pelo aluguel e compartilhamento mais fácil do carro”, disse Frederic Vasnier, Vice-Presidente Executivo de Software e Produtos Incorporados na Gemalto. “A tecnologia do Valeo InBlue® protege contra pirataria de chaves, aprimorando, assim, a segurança e a comodidade para os motoristas. Ele está revolucionando o compartilhamento e o aluguel de carros, estabelecendo todo um novo mercado que será usado por 26 milhões de pessoas em 2020, segundo a Frost & Sullivan”.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365