Sistemas da ESMPU passam por dupla checagem após incidente cibernético

Por questões de segurança e garantia que os sistemas estejam livres de malwares, os responsáveis pela operação na instituição recomendaram que todas as máquinas passem por essa checagem antes de serem liberados aos usuários. A previsão é que nesta segunda-feira (02), os serviços da Escola possam ser gradativamente retomados

Compartilhar:

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), comunicou na manhã de hoje (02) a recuperação da infraestrutura básica de rede e conectividade através de uma força-tarefa, após um ataque hacker comprometer os sistemas na última quarta-feira (27) e permitir a criptografia de dados ao serem ligados.

 

A instituição afirma que por questões de segurança e garantia que os sistemas estejam livres de malwares, os responsáveis pela operação recomendaram que todas as máquinas passem por uma dupla checagem antes de serem liberados ao acesso de usuários.

 

“A previsão é que, a partir desta segunda-feira (2/5), os serviços da Escola possam ser gradativamente retomados. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por exemplo, já será liberado na tarde de hoje”, diz nota.

 

A ESMPU explica ainda que a restauração da primeira etapa do datacenter, ocorrido na última sexta-feira (29), só foi possível devido à atuação rápida da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ ESMPU) com o apoio de servidores de outros ramos do MPU e representantes das empresas prestadoras de serviços de TI.

 

Além disso, o cenário de ataques cibernéticos segue cada vez mais intenso, já que a Fundação Sabesp de Seguridade Social (Sabesprev) também informou em comunicado enviado para redação da Security Report na última semanaque tem recebido uma série de ataques cibernéticos e tentativas de extorsão de cibercriminosos.

 

site da companhia está fora do ar desde o dia 26 de abril, quando rumores na internet já indicavam comprometimento dos sistemas e de dados sensíveis. De acordo com a organização, os protocolos de Segurança foram acionados, inclusive rastreamento técnico junto à empresa parceira de cibersegurança. Além das providências técnicas, foi aberto um boletim de ocorrência e registro junto a ANPD para apurar o caso.

 

Security Report disponibiliza comunicado na íntegra da ESMPU:

 

“A Escola Superior do MPU adiou os cursos em EaD “Gestão de Mudanças” e “Lei de Inovação e Startups: o papel do Ministério Público na inovação aberta”, previstos para iniciarem nesta terça-feira (3/5) por meio de plataforma de videoconferência. Ambas as atividades são promovidas pelo #InovaEscola – Laboratório de Transformação da Instituição. Uma nova data será comunicada aos participantes.

 

Apesar de já ter ocorrido a recuperação da infraestrutura básica de rede e conectividade pela força-tarefa montada após o ataque hacker do dia 27 de abril, por questões de segurança e para garantir que os sistemas da ESMPU estejam livres de malwares, os responsáveis pela operação recomendaram que todos eles passem por dupla checagem antes de serem liberados ao acesso de usuários.

 

O ataque sofrido pela ESMPU afetou os computadores da Casa, permitindo a criptografia de dados. O sucesso na restauração da primeira etapa do datacenter, ocorrido em 29 de abril, só foi possível devido à atuação rápida da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ ESMPU) com o apoio de servidores de outros ramos do MPU e representantes das empresas prestadoras de serviços de TI.

 

A previsão é que, a partir desta segunda-feira (2/5), os serviços da Escola possam ser gradativamente retomados. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por exemplo, já será liberado na tarde de hoje.”

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...