Serviços do setor de saúde são impactados após incidente na Prefeitura do Rio de Janeiro

Em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira (16), o órgão explicou que o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede da Prefeitura não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas, além disso, o painel de Covid-19 também está com a captura de dados afetada

Compartilhar:

O ataque cibernético que atingiu o datacenters da Prefeitura do Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (15), segue causando impactos. Enquanto a equipe da IplanRio (Empresa Municipal de Informática) trabalha na normalização do sistema com segurança, o setor da saúde está com alguns de seus serviços indisponíveis por conta do incidente.

 

Em comunicado, o órgão explica que a Secretaria Municipal de Saúde da cidade não teve o atendimento aos pacientes e o Sisreg prejudicados, mas ressaltou que algumas unidades de saúde que funcionam com a rede não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação, bem como o painel de Covid-19 que está com a captura de seus dados afetada.

 

No setor de educação, as aulas na rede municipal de ensino não foram suspensas. “O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população”, diz nota divulgada.

 

Além disso, os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços foram preventivamente retirados do ar para preservar a integridade dos dados.

 

“Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento acrescenta que irá publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação”, ressalta a Prefeitura do RJ.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

“Mesmo com os problemas causados pelo ataque criminoso, temos procurado amenizar os transtornos para os cariocas.

 

Na Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a nossa rede não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Assim como o painel de Covid-19 que está com a captura de seus dados afetada.

 

Os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços foram preventivamente retirados do ar para preservar a integridade dos dados.

 

Esclarecemos, ainda, que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. Os vencimentos dos tributos ocorrem nos primeiros dias úteis do mês e o que for pago após esse período tem o mesmo valor até o último dia útil de agosto.

 

Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento acrescenta que irá publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação.

 

Não houve suspensão de aulas na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população.

 

Os CRAS estão com os seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico. Já o Centro de Operações Rio, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.


Pedimos a compreensão dos cariocas e ressaltamos que nossas equipes estão trabalhando para que o sistema volte à normalidade o mais rápido possível. Todas as atualizações você acompanha nas nossas redes sociais.”

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Da IA ao Fator Humano: Security Leaders Nacional amplia insights dos times de SI

A edição Nacional do SL se encerrou na última semana depois de levar ao seu palco quatro Keynotes, doze Painéis...
Security Report | Destaques

Riscos em TI passam por cultura da empresa e saúde mental

O Keynote de encerramento Security Leaders Nacional destacou como ambientes corporativos tóxicos e a pressão sobre profissionais de TI comprometem...
Security Report | Destaques

Tecnologia elimina riscos antes que eles virem incidentes

Durante o Security Leaders Nacional, a Elopar destacou como o mapeamento de ativos e a gestão centralizada de ameaças fortaleceram...
Security Report | Destaques

Ciberataque à JLR gera prejuízo de quase 2 bilhões de libras à economia britânica

Ataque cibernético à Jaguar Land Rover gera perda de  R$ 14 bilhões ao Reino Unido; Monitor de ciberataques e incidentes...