A Motiva é um dos players mais importantes do mercado de concessão de infraestruturas de transportes do país, e para preservar essa posição de destaque, ela avançou sobre uma estratégia sólida de proteção de dados para garantir continuidade ao business, independentemente do desafio enfrentado. Por meio da aliança com a Dell Technologies, as estruturas de backup internas se tornaram parte fundamental dessa resiliência.
Conforme explica o IT Infrastructure Manager da Motiva, Marcos Grillo, o alcance de geração e disseminação de dados do grupo expunham a estrutura da companhia a diversos tipos de risco às informações armazenadas. Assim, após impactos sentidos com os desastres naturais no Rio Grande do Sul, foi necessário repensar a estratégia de dados para todos os tipos de impacto, sejam eles físicos ou digitais.
“Essa realidade nos fez repensar a estratégia sobre os backups de dados internos, pois seja em situações de ciberataques ou crises climáticas, proteger os dados se tornou fundamental e parte da continuidade do negócio. Além dos nossos colaboradores, também nossos clientes precisam de registros claros e íntegros para continuarem participando dos nossos serviços”, disse Grillo, em entrevista à Security Report.
A Movida buscou, na parceria de longa data com a Dell Technologies, meios para sacramentar essa nova jornada de backups internos. Em especial, foram estabelecidas cópias locais e remotas das informações para garantir proteção e agilidade em cenários de recuperação urgente. Essa estrutura foi pensada levando em consideração os padrões e fundamentos mais rígidos de confiança zero, com redução das vulnerabilidades no momento do acesso.
Esses avanços contaram com a participação direta do board da Movida: uma vez que essas transformações impactavam diretamente a missão crítica da companhia, era necessário que a liderança acompanhasse de perto esses reajustes e compreendessem a vitalidade dessa jornada. Assim, foi construída uma mudança de cultura sobre a importância do backup e de toda a estratégia de resiliência que direciona esse projeto.
“Quando falamos de Segurança de dados, estamos sempre considerando a disponibilidade, a confidencialidade e a integridade deles. Nesse sentido, pode até ser uma ação básica preservar backups, mas são poucas as empresas capazes de, realmente, concretizarem isso. Nosso objetivo nessa estratégia era permitir a Motiva estar à frente do mercado em termos de resiliência”, explicou Caroline Maneta, Sales Leader da Dell Technologies.
Além das conquistas geradas com maior Segurança sobre os dados e maiores garantias de resiliência diante dos riscos cotidianos, a parceria estabeleceu outras conquistas essenciais para a Movida, incluindo flexibilidade para inovações, otimização de custos operacionais dos backups e suporte a uma nova realidade de preservação de informações como valor não negociável.
“Pudemos contar não apenas com o apoio da Dell em uma demanda crítica ao negócio, como também vimos um aprimoramento importante do nosso próprio time em termos de conhecimento. Isso apenas é alcançado quando construímos uma aliança realmente baseada na cooperação e no suporte mútuo. Essa proximidade foi essencial para essas conquistas e continuará da mesma forma no futuro”, concluiu Grillo.