A Check Point Software, em colaboração com a consultoria IDC, lançou uma pesquisa conjunta intitulada “A Mudança do Papel do CISO”. A pesquisa abrangeu 847 tomadores de decisão globais em segurança cibernética (50 deles do Brasil, representando 5,9% dos respondentes) e revelou uma mudança estratégica: os tomadores de decisão em segurança estão migrando de uma postura de receio para uma mentalidade de crescimento, alinhando as estratégias de cibersegurança com os objetivos de negócio.
Esta análise ampla não apenas destaca as preocupações com a desaceleração econômica e as restrições orçamentárias, mas também mostra como os CISOs estão se tornando cada vez mais conscientes dos negócios, indicando uma evolução significativa dos papéis tradicionais para facilitadores de negócios estratégicos.
“A pesquisa demonstra claramente o papel dinâmico e evolutivo dos CISOs nas organizações atuais que priorizam o digital. Em meio às pressões econômicas e às rápidas mudanças tecnológicas, os CISOs não são apenas líderes de segurança, mas também impulsionadores cruciais da inovação e do crescimento dos negócios”, comenta Frank Dickson, vice-presidente do programa de produtos de segurança cibernética da IDC. “Os resultados ressaltam a importância da colaboração estratégica entre CISOs e CIOs, destacando a necessidade de uma abordagem unificada à segurança cibernética que se alinhe com objetivos de negócios mais amplos.”
“O compromisso da Check Point Software com soluções pioneiras e inovadoras de segurança cibernética apoia esta evolução, permitindo que as organizações enfrentem estes desafios com sucesso”, reforça Eduardo Gonçalves, country manager da Check Point Software Brasil.
Entre as principais revelações pesquisa “A Mudança do Papel do CISO” estão as pressões econômicas e orçamentárias. Com a desaceleração econômica iminente, os CISOs estão sob pressão para fornecer segurança cibernética eficaz sem comprometer as iniciativas de crescimento dos negócios. As organizações procuram modernizar as infraestruturas de TI como base para a transformação digital, apontando para a necessidade de estratégias de segurança que apoiem, em vez de impedir, o progresso.
A pesquisa tabmém destaca uma transformação no papel dos CISOs que estão ainda mais conscientes dos negócios. Esta transformação é caracterizada por uma mudança de posturas de segurança tradicionais baseadas no medo para as estratégias orientadas para o crescimento que se alinham com os objetivos globais do negócio. Esta evolução é apoiada pela ênfase dada pela Check Point Software em relação à simplificação e consolidação de soluções de segurança para resolver eficazmente as ineficiências de custos e de gestão.
Com relação à dinâmica complexa entre CIOs e CISOs, a pesquisa indica alinhamento e divergência nas prioridades. Embora 94% dos CIOs expressem satisfação com as funções de CISO, há uma necessidade evidente de uma melhor colaboração para alinhar as prioridades de TI e de segurança, especialmente em torno da resiliência empresarial e das iniciativas digitais.
É evidente um foco significativo na modernização da TI para enfrentar novos desafios de segurança, com 65% das organizações planejando alocar 1% a 9% dos seus orçamentos de TI/segurança para IA generativa nos próximos 18 meses. Este investimento reflete o papel crítico dos CISOs na orientação da modernização das TI para alcançar melhores resultados de negócios e destaca a importância da sustentabilidade ambiental nestes esforços.
Apesar das preocupações econômicas, a pesquisa revela ainda que as organizações permanecem em modo de crescimento, concentrando-se num avanço significativo e rápido por meio de iniciativas digitais. Isto indica uma mudança fundamental para as equipes de segurança, de uma abordagem baseada no medo para a adoção de uma mentalidade de crescimento que permite iniciativas digitais e expansão dos negócios.
“A pesquisa ilumina o cenário em evolução em que convergem as preocupações econômicas, a transformação digital e a necessidade de uma maior eficácia da segurança. Além disso, reafirma o compromisso da Check Point Software em apoiar os CISOs com soluções avançadas de cibersegurança que permitem o crescimento e a resiliência dos negócios”, afirma Kristin Owens, vice-presidente de Marketing Corporativo da Check Point.
Metodologia
A Check Point Software desenvolveu em parceria com a IDC um questionário de pesquisa para o qual obteve 847 respostas de tomadores de decisão ou influenciadores da Transformação Digital; nível de diretor em sua função atual (7% são CISOs (n=61) e outros 7% são CIOs (n=62); empresas com mais de 500 funcionários e organizações com receita anual superior a US$ 50 milhões. A cobertura global alcançou a América do Norte (31%), Europa (30%), APAC (22%), América Latina (12%) e ANZ (5%).