SDP providencia visibilidade contínua na rede

Segundo Paul Hooper, CEO da Gigamon, utilizar um Security Delivery Platform permite eliminar pontos cegos, assegurando que ferramentas de segurança recebam a informação necessária para oferecer uma detecção e resposta contra violações de forma mais veloz

Compartilhar:

“Foi um episódio clássico de espionagem, numa escala jamais vista num adversário comum”, disse o oficial sênior de Administração do governo Obama, sobre o caso de violação aos computadores do Office Personnel Management (OPM) – departamento responsável pelo gerenciamento dos servidores públicos.

 

Apelidado por alguns de Pearl Harbor cibernético, esse ataque não apenas comprometeu informações pessoais de mais de 22 milhões de empregados do governo estadunidense, mas também trouxe à tona uma discussão sobre a fragilidade das atuais estratégias de cibersegurança.

 

A repercussão desse caso fez com que experts, tanto do setor público como do privado, fossem convocados a uma nova abordagem para segurança – que se centralize na presunção do compromisso. Visão que nós, da Gigamon, concordamos muito.

 

Sabemos que nossos inimigos provavelmente deram seu jeito de se infiltrar nas organizações e o que precisam para conseguir o que querem. Assim, juntamos forças com nossos aliados (parceiros líderes de vendas no setor de cibersegurança) para armar os clientes de cada indústria não apenas no intuito de revidar, mas lutar de forma inteligente.

 

A rede é o novo campo de batalha

 

No ano passado, anunciamos com pioneirismo no mercado a solução Security Delivery Platform (SDP), uma inovação que torna as ferramentas de segurança mais efetivas do mundo, ainda melhores – conferindo uma visão mais ampla sobre seus domínios Nesse sentido, a SDP se consolida como um sinal de luz em meio ao nevoeiro da guerra, providenciando visibilidade pervasiva e contínua ao tráfego de rede de todos os cantos da organização, enquanto permite filtrar e direcionar esse fluxo de dados para uma vasta gama de ferramentas de segurança (firewall, IDS, IPS, Prevenção de Perda de Dados, SIEMs, entre outros), necessárias para manter a empresa segura.

 

Com a visão sobre nossos inimigos e, consequentemente, o desdobramento de seus movimentos na batalha, atrelada a uma arquitetura de segurança multicamadas – estruturada sobre uma plataforma de segurança que pode ser otimizada para rapidamente detectar violações – garantimos uma forma de seguir em frente nessa luta.

 

O status quo não funciona

 

Mesmo com todas as defesas implantadas hoje, as violações permanecem em ascensão. Cibercriminosos estão penetrando as redes, armando acampamento e se entrincheirando por uma longa e lucrativa escala. Como e por qual razão isto acontece? Porque a arquitetura de segurança hoje é fundamentalmente falha.

 

Essa afirmação é ousada e alarmante, mas verdadeira. Profissionais de segurança e experts da indústria também reconhecem isso, e enquanto não existe uma solução fácil, está claro que o status quo não está funcionando.

 

Na Gigamon, nós provamos que aumentar a visibilidade do tráfego de rede melhora a eficácia das tecnologias de segurança existentes. Levamos nossa tecnologia condutora de marketing e a aplicamos em estruturas de segurança, para que assim, empresas e agências do governo e federais possam aprimorar sua proteção de dados.

 

Em outras palavras, se você tem um IPS, é possível aumenta-lo com visibilidade. O mesmo vale para um SIEM, um IDS, etc. Visibilidade melhora todos eles. E, se uma Security Delivery Platform não estiver na sua lista de compras hoje, deveria estar. Com uma SDP instalada, possível eliminar pontos cegos, assegurando que suas ferramentas de segurança recebam a informação necessária para oferecer uma detecção e resposta contra violações de forma mais veloz.

 

Visibilidade é uma ideia totalmente nova

 

Por mais de um ano, os hackers da OPM tiveram acesso ao sistema de liberação de segurança da agência. Eles utilizaram essa oportunidade para se posicionar sobre a rede, expandir o acesso privilegiado e, eventualmente, localizar e extrair relatórios de militares e de oficiais da inteligência da base de dados.

 

O interessante nessa história é que, apesar do progresso pequeno e lento desse ataque, sua detecção ainda era possível. Porém, o OPM simplesmente não tinha a estratégia e nem as ferramentas corretas instaladas. Se tivessem vindo para a Gigamon, a história certamente seria outra.

 

Isso porque a SDP da Gigamon é uma solução única, projetada para resolver um desafio universal e combater um inimigo onipresente. É tudo uma questão de alimentar a visibilidade da rede, para que as tecnologias de segurança façam o que sabem de melhor: Detecção. Resposta. Análise.

 

Convocatória

 

“Há apenas uma coisa pior do que lutar junto aos seus aliados, é lutar sem eles. ”

 

Esse aforismo de Winston Churchill é bastante verdade hoje. A vitória no campo de batalha requer aliados. E é por isso que, junto com nossos parceiros condutores de indústrias, a Gigamon convoca as organizações, das multinacionais às empresas de pequeno e médio porte (PMEs) para repensarem a sua arquitetura de cibersegurança e levarem a luta aos invasores. Trabalhando em conjunto, podemos ver as ameaças mais cedo e isolá-las e eliminá-las mais rápido.

 

Como uma comunidade, sabemos que estamos à beira de algo significativo. Os nossos clientes veem o valor em adotar Gigamon. Nossos parceiros também, como evidenciado cada vez que se juntam a nós e fazem esta mensagem seguir adiante.

 

Junte-se a nós e lute de forma inteligente.

 

* Paul Hooper é CEO da Gigamon

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365