Rússia prende hacker por revelar segredos de autoridades do governo

Identificado como líder de um famoso coletivo de hackers, Vladimir Anikeyev foi declarado culpado, por um tribunal russo, de acessar dados de computadores em conspiração com grupo criminoso

Compartilhar:

Um tribunal da Rússia condenou um hacker proeminente a 2 anos de prisão nesta quinta-feira, depois de um julgamento secreto que ouviu como ele havia acessado e vazado contas de e-mail de importantes autoridades do governo, relataram agências de notícias russas.

 

O tribunal declarou Vladimir Anikeyev, identificado como o líder de um famoso coletivo de hackers chamado de Shaltai Boltai, culpado de acessar ilegalmente dados de computadores em conspiração com um grupo criminoso.

 

A agência de notícias TASS disse que ele foi acusado de invadir a conta de e-mail da porta-voz do primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, assim como a de uma autoridade do gabinete presidencial, entre muitos outros.

 

Anikeyev foi detido em novembro do ano passado e teria fechado um acordo pré-julgamento com promotores após admitir sua culpa, resultando em uma sentença relativamente branda, relataram agências de notícias.

 

A natureza sensível do julgamento fez com que as audiências fossem realizadas a portas fechadas e sem acesso do público.

 

A mídia russa disse que Anikeyev e seu grupo roubaram dados pessoais de computadores e de outros dispositivos eletrônicos de pessoas bem conhecidas, em alguns casos vendendo os dados pela internet.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Anatel emite ofícios às Big Techs sobre Cibersegurança em Inteligência Artificial

Os documentos têm o objetivo de iniciar uma discussão institucional com essas empresas de tecnologia sobre os riscos de cibersegurança...
Security Report | Overview

Precisamos falar sobre a tecnologia obsoleta em Cibersegurança?

O controle de legados em ambientes corporativos está cada vez mais na pauta dos Líderes de Cyber no mundo. Isso...
Security Report | Overview

Ataques iniciados por infostealers ampliam risco de violações secundárias, aponta estudo

Ocorrência recente envolvendo a Snowflake impactou milhões de clientes do banco Santander e da Ticketmaster, entre outras organizações
Security Report | Overview

30% das organizações na América Latina sofreram incidentes de segurança em 2023

Relatório mapeia principais desafios das organizações para aprimorar as práticas de gestão em cibersegurança. O crime é composto por ecossistema...