A Prefeitura de Taboão da Serra – SP sofreu ataque ransomware na manhã da última sexta-feira (27). Com o incidente, o servidor principal e o de backup foram comprometidos e as informações criptografadas. Segundo nota divulgada, um vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o conteúdo foi identificado na ação, logo depois, foi solicitado um resgate através de moeda virtual (bitcoin) para devolver os documentos. O órgão não entrou em detalhes sobre pagamento de resgate.
De acordo com a Prefeitura, o Departamento de Tecnologia da Informação continua trabalhando intensamente, inclusive passou o final de semana para restabelecer os sistemas que foram alvo de crime cibernético. A recuperação está sendo realizada de forma gradativa e pode apresentar algumas instabilidades para quem acessar os sistemas. A Prefeitura da cidade informou ainda que os serviços essenciais não foram afetados e que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram mantidos, bem como a vacinação contra a Covid-19 nos novos polos de atendimento.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Departamento de Tecnologia da Informação comunicaram as autoridades competentes e a Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra investiga o caso.
A Security Report disponibiliza o comunicado da Prefeitura na íntegra:
“A Prefeitura de Taboão da Serra esclarece que o Departamento de Tecnologia da Informação continua trabalhando intensamente, inclusive no final de semana, para restabelecer os sistemas que foram alvo de crime cibernético, conhecido como “ataque ransomware”, na última sexta-feira, 28/08. Nas últimas semanas, várias empresas e órgãos públicos também foram alvo do mesmo tipo de crime.
O restabelecimento dos sistemas está sendo realizado de forma gradativa, por isso ainda há instabilidades.
A Prefeitura de Taboão da Serra informa que os serviços essenciais não foram afetados. Logo, nesta segunda-feira, 30/08, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram mantidos, bem como a vacinação contra a Covid-19 nos novos polos de atendimento.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Departamento de Tecnologia da Informação comunicaram as autoridades competentes e a Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra investiga o caso”.