[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Prefeitura de Taboão da Serra sofre ataque ransomware

De acordo com o comunicado, o Departamento de Tecnologia da Informação segue trabalhando para restabelecer os sistemas

Compartilhar:

A Prefeitura de Taboão da Serra – SP sofreu ataque ransomware na manhã da última sexta-feira (27). Com o incidente, o servidor principal e o de backup foram comprometidos e as informações criptografadas. Segundo nota divulgada, um vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o conteúdo foi identificado na ação, logo depois, foi solicitado um resgate através de moeda virtual (bitcoin) para devolver os documentos. O órgão não entrou em detalhes sobre pagamento de resgate.

 

De acordo com a Prefeitura, o Departamento de Tecnologia da Informação continua trabalhando intensamente, inclusive passou o final de semana para restabelecer os sistemas que foram alvo de crime cibernético. A recuperação está sendo realizada de forma gradativa e pode apresentar algumas instabilidades para quem acessar os sistemas. A Prefeitura da cidade informou ainda que os serviços essenciais não foram afetados e que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram mantidos, bem como a vacinação contra a Covid-19 nos novos polos de atendimento.

 

A Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Departamento de Tecnologia da Informação comunicaram as autoridades competentes e a Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra investiga o caso.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado da Prefeitura na íntegra:

 

“A Prefeitura de Taboão da Serra esclarece que o Departamento de Tecnologia da Informação continua trabalhando intensamente, inclusive no final de semana, para restabelecer os sistemas que foram alvo de crime cibernético, conhecido como “ataque ransomware”, na última sexta-feira, 28/08. Nas últimas semanas, várias empresas e órgãos públicos também foram alvo do mesmo tipo de crime.

 

O restabelecimento dos sistemas está sendo realizado de forma gradativa, por isso ainda há instabilidades. 

 

A Prefeitura de Taboão da Serra informa que os serviços essenciais não foram afetados. Logo, nesta segunda-feira, 30/08, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram mantidos, bem como a vacinação contra a Covid-19 nos novos polos de atendimento.

 

A Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Departamento de Tecnologia da Informação comunicaram as autoridades competentes e a Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra investiga o caso”.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ALLOS eleva maturidade em Segurança Cibernética com jornada tecnológica

Em parceria com a NetSecurity, a administradora de shoppings conseguiu integrar e automatizar processos, proporcionando uma resposta eficaz a incidentes...
Security Report | Destaques

Eneva aposta em assessment para construir uma infraestrutura de segurança resiliente

Em parceria com a Cisco, a empresa decidiu priorizar uma abordagem personalizada para construir uma infraestrutura sólida e robusta. Case...
Security Report | Destaques

Prêmio Security Leaders: inscrições abertas

O Prêmio mais cobiçado do mercado de Segurança da Informação e Cibernética está no ar. Líderes, Heads e CISOs podem...
Security Report | Destaques

O Burnout Silencioso dos CISOs

Cada vez mais pesquisas de instituições relevantes apontam um processo acentuado de exaustão por parte dos Líderes de Segurança em...