Nesta segunda-feira (28), a equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ribeirão Pires identificou um ataque cibernético em suas redes. Segundo informações divulgadas, os sistemas de segurança foram acionados e os profissionais seguem avaliando os impactos do incidente. Devido ao incidente, o órgão resolveu cancelar hoje (29) o atendimento ao público no Paço Municipal de Ribeirão Pires.
O ataque ocorreu durante o jogo da Seleção Brasileira, que entrou em campo ontem contra a Suíça. “Durante o jogo do Brasil na tarde desta segunda-feira, dia 28, a equipe de Tecnologia da Informação identificou um possível ataque hacker nas redes da prefeitura. Imediatamente os sistemas de segurança foram acionados e, deste então, os profissionais estão avaliando a situação”, explica comunicado.
Segundo apuração da Security Report, o site da Prefeitura segue indisponível aos usuários até o presente momento e com a seguinte mensagem: “Estamos trabalhando para reestabelecer o acesso. Grato pela compreensão”.
Prefeituras na mira dos cibercriminosos
Esse ataque mostra o quanto os órgãos público estão cada vez mais na mira dos cibercriminosos. Em agosto deste ano, a Prefeitura do Rio de Janeiro sofreu um ataque cibernético em seu datacenter, tirando vários serviços municipais do ar. Segundo informações da época do ocorrido, a ação foi percebida por volta das 2h da madrugada e, para evitar novos danos, os sistemas fazendários, responsáveis por serviços como Portal Carioca Digital e Nota Carioca, foram suspensos.
Já em julho, a Prefeitura Municipal de Itapemirim, no estado do Espírito Santo também foi vítima de ataque em seu sistema de processo digital. Os cibercriminosos responsáveis pela ação ainda deixaram uma mensagem exigindo o pedido de resgate em bitcoins de aproximadamente 250 milhões de reais para liberarem o serviço afetado. Por conta do incidente, alguns outros sistemas também foram prejudicados. Na ocasião, as autoridades competentes foram acionadas para apurar o caso e adotar as medidas necessárias.
Ainda no mesmo estado o órgão municipal de Alegre sofreu um ataque do tipo ransomware em seus servidores. Ao tomar conhecimento da situação, o Núcleo De Tecnologia da Informação (NTI) executou medidas de isolamento para conter a ameaça. Estudos preliminares realizados na época do ocorrido indicaram que grande parte dos dados foram afetados, impedindo o acesso por parte dos setores que fazem uso desses sistemas. Porém, o órgão afirmou que não houve vazamento de dados até o momento.
Em 2021, a Prefeitura de Taboão da Serra (SP) foi impactada. Com o incidente, o servidor principal e o de backup foram comprometidos e as informações criptografadas. Apesar do ocorrido, os serviços essenciais não foram afetados e os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram mantidos.